Afinal o que é um produto artesanal?

Atualmente milhares de marcas e empresas veiculam e divulgam seus produtos com um termo que chama a atenção do consumidor final, PRODUTO ARTESANAL. Mas o que de fato é um PRODUTO ARTESANAL?

Devido ao aumento da consciência de compra do consumidor, o apoio ao pequeno produtor e a procura por produtos que contenham história e qualidade, as grandes marcas vem adotando a alcunha de “PRODUTO ARTESANAL”. Este termo é veiculado em diversas embalagens tentando conquistar o consumidor e este desejo de consumo crescente.

Segundo a Unesco, o produto artesanal é aquele que um artesão manualmente ou com processos e uso de equipamentos manuais, produz algo que não possua interferência industrial no processo desde o começo até sua embalagem.

Todos os produtos da A Casa do Produtor, são selecionados com diversos critérios a serem seguidos e respeitados, tais como selos de vigilância sanitária, capacidade mínima de produção, produção limitada e exclusiva e, principalmente, PRODUÇÃO ARTESANAL.

Os queijos da Serra da Canastra, por exemplo, são queijos onde o queijeiro é a única pessoa envolvida na produção daquele item, desde a ordenha manual do leite até a produção e embalagem do queijo, em alguns casos no fim do dia o próprio produtor que transporta os queijos até o motorista que os conecta com seus clientes.

Para ir um pouco mais a fundo na definição, o PRODUTO ARTESANAL, também é aquele que não possui intermediário em sua cadeia comercial, tais como supermercados, empórios e grandes redes, que tiram vantagem de seu poder de capilaridade comercial impondo prazos e preços ao produtor. Segundo IPI2010 o produtor é de fato ARTESANAL quando ele vende diretamente ao cliente final ou por intermédio de uma associação a qual o PRODUTOR faça parte. No caso dos queijos da Serra da Canastra e queijarias veiculadas pela A Casa do Produtor , todos os produtores precisam estar inscritos na APROCAN, (Associação Produtora do Queijo Canastra) onde possuem regras de vigilância sanitária e padrões de produção seguros e confiáveis que garantem a qualidade do produto final e “padronizam” os meios de produção.

Partindo para o interior de São Paulo, A Casa do Produtor possui produtores de queijo de diversos tipos e propostas. A Queijaria Rima, por exemplo, é uma queijaria especializada em queijos de ovelhas, que em um bom dia conseguem fornecer de 7 a 9 litros de leite, sendo assim uma produção extremamente exclusiva. Desde a ordenha até a produção cada litro é de extrema importância.

Na Capril do Bosque, uma queijaria especializada em queijos de cabra também localizada no interior de São Paulo, a cabra produz diariamente cerca de 8 litros de leite e seu processo de produção é completamente manual.

O acompanhamento, carinho e tempo dedicado são os grandes diferenciais da qualidade do produto artesanal de qualidade. Estes cuidados produzem produtos irreplicáveis, com identidade e originalidade.

Nós, da A Casa do Produtor, acreditamos que a valorização do ofício é de extrema importância para a sociedade. Acreditamos também que conectando estes produtores com os clientes finais estamos criando pontes entre este mundo e um mundo mais cosmopolita que busca cada vez mais acesso ao saudável e as raízes do nosso país.

Um produto artesanal é muito mais que um alimento. Ele é cultura, ele é inclusão e também uma parte de nossa história e de diversas famílias que desenvolveram técnicas de geração em geração.

Conheça nossos produtores cadastrados e faça parte desta história!

Por: Luis Eduardo Deluqui

[team_member img=”3000″ style=”vertical” name=”Luis Eduardo Deluqui” title=”Sócio Fundador da A Casa do Produtor” icon_style=”small” image_height=”100%” image_width=”15″ image_radius=”100″ text_align=”left”]

[/team_member]

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *