Queijos e Vinhos: Parte 1 – por Daniel Perches

Por: Daniel Perches

Os queijos são grandes parceiros dos vinhos, e vice versa. Uma bela noite ou uma reunião de amigos, regada a bons queijos e bons vinhos é algo que fica na memória.

Mas se você já fez algo parecido, sabe que escolher o queijos certo para um determinado vinho não é tarefa fácil. São inúmeros tipos, formatos, sabores, texturas, de ambos os lados. E por conta disso, dá para perceber que as combinações tornam-se infinitas.

Então vamos pensar em algumas “clássicas” que vão te ajudar a ter uma melhor experiência, melhores sabores e deixar todo mundo feliz.

Queijo de cabra, que é forte, intenso de sabor e com uma boa acidez combina muito bem com vinhos brancos leves, como o Sauvignon Blanc. É possível combinar com outros tipos como o Chardonnay e o Riesling também.

queijos curados, como parmesão, ficam muito legais com vinhos tintos, até com um pouco mais de corpo, como um Merlot, um Cabernet Sauvignon ou até um vinho italiano da região da Toscana, o Chianti.

Agora, se você quer uma combinação diferente, experimente um queijo azul, aqueles tipo gorgonzola ou roquefort, com um vinho do Porto. Aí você vai ver que combinação fantástica!

E para fechar nossa primeira parte das dicas de harmonização, preste atenção aos queijos de mofo branco, aqueles tipo brie e camembert. Esses são tão legais que podem combinar com um vinho branco mais encorpado como um Chardonnay ou com um tinto leve, como um Pinot Noir.

Curtiu? Agora é só preparar a tábua, abrir o vinho e aproveitar.

Saúde!

Conheça alguns queijos que combinam com os vinhos citados :

[team_member img=”3210″ style=”vertical” name=”DANIEL PERCHES” title=”VINHOS DE CORTE” icon_style=”small” instagram=”https://www.instagram.com/vinhosdecorte/” image_height=”100%” image_width=”15″ image_radius=”100″ text_align=”left”]

[/team_member]

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *