Azeite Extra Virgem Reserva da Família – Fazenda Pica-Pau – 500ml

R$190,00

SKU: 1.16.000339.01 Categoria:

Descrição

Conheça o Azeita Extra Virgem Reserva da Família da Fazenda Pica-Pau

O Azeite Extra Virgem Reserva da Família é uma edição especial de 10 anos da Fazenda Pica-Pau. Com uma tiragem de apenas 200 garrafas, em caixas de madeira especiais.

Ele é feio com o blend de olivas Arbequina e Koroneike, que são coletadas manualmente garantindo a baixa acidez e preservados em tanques com nitrogênio, para preservar o sabor e qualidade do azeite.

O Azeita Extra Virgem Reserva da Família feito pelo Eduardo (produtor da Fazenda Pica Pau) tem alguns diferenciais:

  • Colheita Manual: para evitar que o fruto entre em contato com ferramentas e possa se “machucar”.  Isso garante também a baixa acidez do Azeite Extra Virgem, que não chega a 0,2%;
  • 1ª Prensa a Frio: somente 10% da azeitona é azeite que se consegue tirar na 1ª prensa. A Fazenda Pica-Pau mantém a temperatura no processo abaixo dos 27 graus Celsius. Isto impede que os sabores e aromas volatilizem e se percam.
  • Não filtrado: Isto aumenta a “turbidez” deixando o Azeite Extra Virgem mais denso, opaco. Isto deve-se principalmente às ceras que ficam na casca do fruto e serve para preservá-lo. As ceras preservadas são uma das características principais de um produto que não foi refinado.
  • Garrafas de Semi Cristal: não possuem micro furos, evitando a oxidação. Proporciona a apreciação visual do produto. É retornável e lavável. 🙂

O Azeite Extra Virgem Reserva da Família da Fazenda Pica-Pau vem em garrafas de 500ml.

Conhecendo as olivas do blend do Azeite Extra Virgem Reserva da Família

O Azeite Extra Virgem Reserva da Família é feito com um blend de duas azeitonas especiais:

  • Arbequina: Originária de Arbeca na Catalunha, Espanha. Mais equilibrada, com explosão de sabor mais tardia e apresenta um picor no final que evidencia a presença de óleo cantol. O sabor é fresco, frutado e delicado. Levemente picante.
  • Koroneike: Originária da Grécia. Seu óleo é frutado, com toques de maçã verde e grama, mas com picância e leve amargor (especialmente das cultivadas em montanhas).

Como consumir o seu Azeite Extra Virgem Reserva da Família?

De preferência ao consumo do Azeite Extra Virgem Reserva da Família in-natura ou finalizando as preparações, como em saladas, pratos como peixe, massas, carnes, entre outros. Uma sugestão também combinar ele com aquele belo pão artesanal, fica uma delícia!

Evite utilizar o azeite para frituras ou aquecer ele demais pois isso causa a perda das propriedades dele.

Como apreciar o Azeite Extra Virgem Reserva da Família?

O Azeite é um alimento milenar, conhecido também por “ouro líquido”. Aqui vão algumas dicas para que você possa apreciar o máximo do Azeite Extra Virgem Artesanal da Fazenda Pica-Pau.

A degustação de azeites, apesar de não ser muito difundida, revela texturas e sabores que devem ser levados em conta na apreciação desta maravilhosa obra de arte.

Coloque em um pequeno copo cerca e 20ml do Azeite Extra Virgem Reserva da Família então tampe com uma mão a parte superior do copo e posicione sua outra mão embaixo do copo durante cerca de 1 minuto. Desta maneira o azeite irá aquecer e irá liberar o seu aroma.

Após este processo, faça movimentos circulares com o copo e agite com cuidado o azeite no seu interior. Destampe o copo e inspire suavemente, analisando as notas aromáticas do azeite e sua intensidade. Então, coloque um pouco de azeite na boca e mantenha por um tempo.

Com isso você poderá analisar todas as características do Azeite Extra Virgem Reserva da Família da Pica-Pau, desde sua intensidade, acidez, sabor e aroma.

Quer conhecer mais sobre a técnica? Clica aqui.

Benefícios do Azeite para sua Saúde

O Azeite Extra Virgem Reserva da Família é um produto natural, milenar e saudável. Sim, ele traz diversos benefícios para sua saúde:

  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol: ao diminuir a quantidade de LDL circulante, também conhecido como colesterol ruim.
  • Previne o desenvolvimento de doenças cardíacas: pelo fato de ajudar a controlar os níveis de colesterol e, assim, evitar o entupimento das artérias devido à presença de placas de gordura.
  • Protege o coração contra os danos dos radicais livres: possui propriedades antioxidantes.
  • Ajuda a diminuir a inflamação no organismo: devido à presença de vitamina E e substâncias anti-inflamatórias em sua composição.
  • Previne o envelhecimento precoce: combate os radicais livres que estão relacionados ao envelhecimento das células.
  • Diminui o risco de câncer e doenças inflamatórias crônicas: por ser rico em substâncias anti-inflamatórias.

Conhece a história do Azeite? Não? Então clica aqui.

Como armazenar o Azeite Extra Virgem Reserva da Família?

Mantenha o seu Azeite Extra Virgem Reserva da Família livre do calor excessivo, do ar e da umidade. Evite guardar na geladeira e tente armazenar em temperaturas próximas a 20ºC para melhor conservar.

Mantenha sempre o bico fechado após o uso, para evitar oxidação.

Onde é produzido Azeite Extra Virgem Reserva da Família?

O Azeite Extra Virgem Reserva da Família é produzido pela Fazenda Pica-Pau.

Em 2011 quando Eduardo decidiu comprar uma área degrada na zona rural de Monte Verde em Minas Gerais, nunca imaginou o que vinha pela frente.

Na dúvida do que fazer com os 60 hectares disponíveis, decidiu elaborar um projeto pensando no equilíbrio Econômico, Social e Ambiental da região. Protegendo e regularizando 5 nascentes e 20 hectares de mata nativa.

Com a implantação de dois apiários em locais diferentes para aumentar polinização da área, decidiram buscar educação sobre eucaliptos, oliveiras, framboesas e hortaliças. É nesse momento que o projeto da Fazenda Pica Pau começou!

Com diversos produtos vindo das oliveiras da propriedade, o foco está na produção do azeite. Que é produzido por meio de colheita manual, sem filtragem e com prensagem a frio, respeitando o produto perfeito que a natureza oferece.

Com raízes no simples, a Fazenda Pica Pau, ganhou nome no mercado nacional com produtos incríveis (e deliciosos).

Para conhecer todos os produtos clique aqui.

Você também pode gostar de…