Fazenda Jacob

Fazenda JacobSerra da Canastra – MG

Fazenda Jacob

Serra Da Canastra – MG

Produzindo queijo desde sempre, com raízes vindas do entorno do chapadão da Serra da Canastra, o produtor Vivaldo adora sentar e contar uma boa história regada a café e queijo.

Iniciou sua produção com apenas 5 vacas, quando a energia ainda nem chegava em sua fazenda e ia a pé toda semana até o centro de São Roque de Minas entregar seus queijos. Pensou em desistir da queijaria devido a dificuldade financeira e pouca valorização de seu trabalho. Sorte a nossa que ele continuou e conquistou seu merecido reconhecimento.

Com queijo de sabor intenso, capaz de conquistar até os paladares mais astutos, Vivaldo é a personificação de um verdadeiro homem da roça, que luta pela sua cultura e pela sua terra.

Intenso

De sabor intenso, de textura macia e leve acidez. Os produtos do Vivaldo se destacam na região.

Raízes

Raízes que perduram por gerações. Batalhas e desafios travados durante os tempos para produzir o queijo da Canastra e manter as origens da roça.

Região

Serra Da Canastra

Em meio à vegetação nativa exuberante, rica em fontes de água cristalina, solo com fertilidade natural única e por meio das mãos habilidosas dos artesãos é que se produz o queijo da Canastra, de modo semelhante como era produzido pelos portugueses na Ilha da Madeira e Açores, conhecimento que é transmitido de geração para geração.A produção de queijo se funde com a própria história do povo canastreiro, faz parte do estilo de vida das famílias da região e desde o início de sua ocupação caracterizou-se como uma fonte alternativa segura de renda e de sobrevivência, a qual se manteve pouco alterada ao longo dos séculos.O queijo artesanal da Canastra é considerado Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008. Na produção são utilizados cerca de 10L de leite e o processo de cura é feito artesanalmente por no mínimo 22 dias. Cada família tem o seu modo tradicional de produção o que cria uma variedade de sabores, aromas e texturas únicas, que fazem com que o queijo da Canastra seja reconhecido mundialmente como um produto especial e exclusivo.