Queijo Árabe Chancliche – Fazenda Borá – 170g (aprox.)

R$34,00

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Árabe Chancliche – Fazenda Borá – 170g (aprox.).

Descrição

Conheça o Chancliche da Borá

Este queijo tradicionalmente árabe é uma delícia e se você ainda não conhece chegou a hora!

O queijo Chancliche da Borá tem cerca de 170g e é envolto por temperos e ervas finas que realçam o sabor dele no seu paladar.

De textura pastosa este queijo é super fresco e uma ótima opção para ser consumido em dias quentes.

Tradicionalmente o Chancliche é um tira gosto árabe que tem sua história datada de milhares de anos (história completa mais abaixo).

Este aqui é da receita da família da Borá!

Caso esteja procurando as famosas e tradicionais coalhadas da Borá temos as seguintes versões: Coalhada Fresca e Coalhada Seca

Venha conhecer! É paixão garantida!

Como consumir o Chancliche?

O Chancliche é normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite de oliva; também é comum acompanhá-lo com araq, a aguardente árabe.

É um tira-gosto comum tanto no Líbano como na Síria. Ele também pode ser preparado com ovos cozidos amassados e servido no pão sírio junto com pepinos, menta e azeite de oliva.

Este prato é geralmente servido no café da manhã

Ele pode ser consumida com azeite e um belo pão sírio também, que fica uma delícia.

Como armazenar meu Chancliche?

O Chancliche, por ser um alimento super fresco, deve ser guardado na geladeira na embalagem e após aberto deve ser consumida em até 3 dia para manter o sabor e não começar a azedar.

Mas afinal o que é o Chancliche?

O Chancliche (em árabe: شنكليش ou شنغليش‎), também conhecido como ariche, shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano.

Ele pode ser encontrado na maioria das lojas de bairro do Líbano, Síria e Turquia e também é servido em restaurantes amassado e misturado com tomates, cebolas e temperos.

Era utilizado no Oriente Médio como uma maneira de fazer com que o leite durasse mais durante as longas viagens daquela época. Sua origem é creditada ao Curdistão onde o nome é derivado das palavras Shan (pequeno pote) e Qareesh (um termo beduíno para leite fermentado).

Transformar o Iogurte em Chancliche é um processo manual e árduo que consiste em 4 etapas: coagulação, retirada da água, moldar e maturar. Para esse processo dar certo é necessário paciência e, principalmente, experiência.

Para conhecer mais informações sobre Chancliche e sua história indicamos este link.

Onde é produzido o Chancliche?

As coalhadas Borá são produzidas na Fazenda Borá, da família Athié, localizada a 20 km da cidade de Pirajú,SP. O pequeno laticinio artesanal pertence á Flávia Athié, agronoma, com mestrado nos EUA em Gado de Leite e seu marido Paulo Sérgio Teruel, médico veterinário.

A receita tradicionalmente árabe foi passada ao Paulo pela tia avó da Flávia, que na época estava com 95 anos e perfeita saúde, cuidando ainda da irmã (avó da Flávia) que estava com 100 anos. O Paulo impressionado com a boa saúde das irmãs perguntou a elas qual era o segredo e elas responderam que era a alimentação. Foi então que ele reparou que as duas consumiam coalhada em todas as refeições e até no lanche da tarde. Assim, ele aprendeu a fazer coalhada e depois aprimorou a receita.

As coalhadas Borá são produzidas com leite exclusivamente da fazenda sem aditivos ou conservantes, totalmente naturais. O controle de qualidade começa com o manejo dos animais, onde todos os cuidados com alimentação e saúde são controlados pelo casal, especialista na área. A produção também passa por um rigoroso controle desde análises laboratoriais diárias do leite e vistorias do pessoal do SISP, órgão responsável pela produção de alimentos no Estado de São Paulo.

Você também pode gostar de…