Queijo da Canastra Tradicional – Fazenda Capela Velha – Peça Inteira: 1,2kg (aprox.)

R$ 199,00

Fora de estoque

Textura:
Semi-duro
Maturação:
Curta (1 a 3 meses)
Tipo:
Meia cura
Intensidade:
Média

Conheça o queijo da Canastra tradicional da Capela Velha

Produzido pelos produtores Alexandre e Guilherme em São Roque de Minas no interior de Minas Gerais , o queijo da canastra da Capela Velha é um show à parte.

Uma receita que foi passada por gerações entrega um queijo clássico da Canastra de casca amarelinha sem mofos, massa branca e sabor suave com um retrogosto final levemente ácido, característico dos queijos da região.

Ele é um queijo fácil de se comer. Seu sabor remete ao sabor lácteo do leite cru com qual o queijo da Canastra é produzido.

A peça inteira tem cerca de 1,2kg e você também encontra a opção da Meia Peça (600g aproximadamente) por aqui.

Quer conhecer um pouco mais do famoso Queijo da Capela Velha:

Afinal o que é o queijo da Canastra?

O queijo da canastra é considerado um patrimônio nacional e foi reconhecido como tal em 2008 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Sua receita vem dos antigos imigrantes de Portugal que há 200 anos trouxeram seu conhecimento de produção de queijo para o Brasil colonial. Os “antigos” na região dizem que o queijo era feito apenas para o sustento das famílias, para que conseguissem aproveitar o leite que sobrava das ordenhas, mas aos poucos ele começou a ser vendido em outros vilarejos.

A receita do queijo da Canastra é simples. Utiliza-se apenas o leite cru de vaca, o pingo (que é um fermento natural dos próprios queijos), o coalho e sal. Após isso o queijo é virado na tábua de maturação diariamente até adquirir o seu aspecto tradicional.

Em relação a maturação, o queijo é encontrado com no mínimo 22 dias de maturação. Tempo que dá ao queijo um sabor marcante, deixando ele perfeito para o uso na gastronomia e na harmonização com bebidas como cervejas e vinhos.

Vale ressaltar que o queijo da Canastra não é um tipo de queijo como muitos pensam, na realidade só podem ser chamados de autênticos Canastras os queijos produzidos na região da Serra da Canastra, mais especificamente os produzidos em 7 municípios: Delfinópolis, Vargem Bonita, Piumhi, São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí e Tapiraí. Evite falsificações.

Os queijos feitos na área de procedência possuem uma etiqueta de procedência que garante a origem do produto, ela garante que o queijo consumido segue os modos de produção tradicionais e que o produtor está regularizado, dificultando a falsificação. Com o número da etiqueta você pode rastrear o queijo neste link aqui.

Para conhecer mais sobre os queijos da Canastra indicamos conhecer o trabalho da Aprocan.

Como consumir o queijo da Canastra?

O queijo da Canastra é um queijo super versátil. Pode ser consumido puro no café da manhã ou em receitas de massas, risotos e tudo que sua imaginação permitir.

No café da manhã nossa sugestão é cortar finas fatias o queijo e levar para a frigideira, o queijo vai passar por uma transformação e criar uma crosta crocante deliciosa.

Para harmonizar o queijo da Canastra com vinhos indicamos um belo Carbernet Franc com aromas de cranberry, rosas e especiarias (ou um belo vinho frutado). Garantimos que vai ficar maravilhoso!

Como armazenar seu queijo?

O queijo da Canastra é um queijo vivo, feito com leite cru, então ele continua evoluindo e ganhando complexidade com o tempo. Se deixado fora da geladeira ele vai continuar evoluindo e irá ganhar notas mais complexas e sabor mais intenso, mas também tende a ficar um pouco mais duro e com cristais de tirosina.

Para continuar a maturação deixe ele no prato em um local com pouca umidade e vire ele a cada dois dias.

Para parar a maturação basta enrolar ele em papel filme plástico (Magipack, por exemplo) retirando o máximo de ar possível e guardar ele na área de vegetais da geladeira.

Onde é produzido o queijo da Capela Velha?

Com o nome da queijaria inspirado na capela, que é o marco histórico do surgimento do povoado de São Roque de Minas, os produtores Alexandre e Guilherme iniciaram a produção de queijo ainda meninos com o seu avô Chico Heitor, a grande fonte de inspiração deles até hoje.

Com o passar do tempo, aperfeiçoaram o seu queijo, sempre mantendo as origens, e conquistaram as medalhas de prata e bronze no concurso Mondial du Fromage realizado na França, recebendo o merecido reconhecimento pelo seu trabalho e paixão pela cultura da região.

O queijo da Capela Velha tem sabor suave, pouco sal e textura macia. Difícil não se apaixonar!!

logo - capela velha - acap
São Roque de Minas – MG

Com o nome da queijaria inspirado na capela, que é o marco histórico do surgimento do povoado de São Roque de Minas, os produtores Alexandre e Guilherme iniciaram a produção de queijo ainda meninos com o seu avô Chico Heitor, a grande fonte de inspiração deles até hoje.

Com o passar do tempo, aperfeiçoaram o seu queijo, sempre mantendo as origens, e conquistaram as medalhas de prata e bronze no concurso Mondial du Fromage realizado na França, recebendo o merecido reconhecimento pelo seu trabalho e paixão pela cultura da região.

O queijo da Capela Velha tem sabor suave, pouco sal e textura macia. Difícil não se apaixonar!!

produtor - capela velha - acap
foto topo - serra da canastra - acap
Minas Gerais

Em meio à vegetação nativa exuberante, rica em fontes de água cristalina, solo com fertilidade natural única e por meio das mãos habilidosas dos artesãos é que se produz o queijo da Serra da Canastra, de modo semelhante como era produzido pelos portugueses na Ilha da Madeira e Açores, conhecimento que é transmitido de geração para geração.

A produção de queijo se funde com a própria história do povo canastreiro, faz parte do estilo de vida das famílias da região e desde o início de sua ocupação caracterizou-se como uma fonte alternativa segura de renda e de sobrevivência, a qual se manteve pouco alterada ao longo dos séculos.

O queijo artesanal da Canastra é considerado Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008. Na produção são utilizados cerca de 10L de leite e o processo de cura é feito artesanalmente por no mínimo 22 dias. Cada família tem o seu modo tradicional de produção o que cria uma variedade de sabores, aromas e texturas únicas, que fazem com que o queijo da Canastra seja reconhecido mundialmente como um produto especial e exclusivo.

Produto Indicado Por

Este produto ainda não foi avaliado por um Especialista.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Queijo da Canastra Tradicional – Fazenda Capela Velha – Peça Inteira: 1,2kg (aprox.)”

Receba novidades por e-mail