Queijo Da Canastra Tradicional – Fazenda Jacob
R$59,90 – R$199,00
Descrição do Produto
Conheça o queijo da Canastra tradicional do Jacob
Quando falamos do Queijo da Canastra Tradicional precisamos citar o famoso Queijo da Fazenda Jacob. Na fazenda, o produtor Vivaldo e sua mulher Dhaniella vivem o verdadeiro espírito do produtor artesanal com uma rotina diária, 7 dias por semana, de ordenhar as suas vaquinhas (todas com nomes) e assim iniciar o preparo do seu famoso queijo.
O queijo do Jacob é o que podemos chamar de o clássico Queijo da Canastra. Sua casca é amarela, massa branquinha e sabor levemente ácido. A peça inteira tem cerca de 1,2kg, mas você encontra por aqui opções de Meia Peça (600g aproximadamente) e a versão Merendeiro (350g aproximadamente).
Afinal o que é o queijo da Canastra?
O queijo da canastra é considerado um patrimônio nacional e foi reconhecido como tal em 2008 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Sua receita vem dos antigos imigrantes de Portugal que há 200 anos trouxeram seu conhecimento de produção de queijo para o Brasil colonial. Os “antigos” na região dizem que o queijo era feito apenas para o sustento das famílias, para que conseguissem aproveitar o leite que sobrava das ordenhas, mas aos poucos ele começou a ser vendido em outros vilarejos.
A receita do queijo da Canastra é simples. Utiliza-se apenas o leite cru de vaca, o pingo (que é um fermento natural dos próprios queijos), o coalho e sal. Após isso o queijo é virado na tábua de maturação diariamente até adquirir o seu aspecto tradicional.
Em relação a maturação, o queijo é encontrado com no mínimo 22 dias de maturação. Tempo que dá ao queijo um sabor marcante, deixando ele perfeito para o uso na gastronomia e na harmonização com bebidas como cervejas e vinhos.
Vale ressaltar que o queijo da Canastra não é um tipo de queijo como muitos pensam, na realidade só podem ser chamados de autênticos Canastras os queijos produzidos na região da Serra da Canastra, mais especificamente os produzidos em 7 municípios: Delfinópolis, Vargem Bonita, Piumhi, São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí e Tapiraí. Evite falsificações.
Os queijos feitos na área de procedência possuem uma etiqueta de procedência que garante a origem do produto, ela garante que o queijo consumido segue os modos de produção tradicionais e que o produtor está regularizado, dificultando a falsificação. Com o número da etiqueta você pode rastrear o queijo neste link aqui.
Para conhecer mais sobre os queijos da Canastra indicamos conhecer o trabalho da Aprocan.
Como consumir o queijo da Canastra?
O queijo da Canastra é um queijo super versátil. Pode ser consumido puro no café da manhã ou em receitas de massas, risotos e tudo que sua imaginação permitir.
No café da manhã nossa sugestão é cortar finas fatias o queijo e levar para a frigideira, o queijo vai passar por uma transformação e criar uma crosta crocante deliciosa.
Para harmonizar o queijo da Canastra com vinhos indicamos um belo Carbernet Franc com aromas de cranberry, rosas e especiarias (ou um belo vinho frutado). Garantimos que vai ficar maravilhoso!
Como armazenar seu queijo?
O queijo da Canastra é um queijo vivo, feito com leite cru, então ele continua evoluindo e ganhando complexidade com o tempo. Se deixado fora da geladeira ele vai continuar evoluindo e irá ganhar notas mais complexas e sabor mais intenso, mas também tende a ficar um pouco mais duro e com cristais de tirosina.
Para continuar a maturação deixe ele no prato em um local com pouca umidade e vire ele a cada dois dias.
Para parar a maturação basta enrolar ele em papel filme plástico (Magipack, por exemplo) retirando o máximo de ar possível e guardar ele na área de vegetais da geladeira.
Onde é produzido o queijo do Jacob?
Produzindo queijo desde sempre, com raízes vindas do entorno do chapadão da Serra da Canastra, o produtor Vivaldo adora sentar e contar uma boa história regada a café e queijo.
Iniciou sua produção com apenas 5 vacas, quando a energia ainda nem chegava em sua fazenda, e ia a pé toda semana até o centro de São Roque de Minas entregar os seus queijos. Pensou em desistir da queijaria devido a dificuldade financeira e pouca valorização do seu trabalho. Sorte a nossa que ele continuou e conquistou seu merecido reconhecimento.
Com queijo de sabor intenso, capaz de conquistar até os paladares mais astutos, Vivaldo é a personificação de um verdadeiro homem da roça que luta pela sua cultura e pela sua terra.
Josue Junior (comprador verificado) –
Sabor diferenciado, falta um pouco de sal para o meu gosto.
Larissa Carvalho (comprador verificado) –
O queijo esta a otimo
ADRIANO PEDRO (comprador verificado) –
OSMAR Macedo (comprador verificado) –
Queijo muito bom. Vocês ainda tem 1 que, se não me engano, era da Capela Velha? Ou algo parecido? Era o que eu mais gostava
Adilson Pereira (comprador verificado) –
Camila Takara (comprador verificado) –
estava muito gostoso mas senti que dessa vez faltou curar um pouco mais.