Queijo Dionísio – Queijo com Arte – 350g (aprox.)

R$89,00

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Dionísio – Queijo com Arte – 350g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Dionísio

O queijo Dionísio é o primeiro queijo artesanal de casca lavada produzido no Brasil! Que honra não é mesmo!?

Produzido pela Queijo com Arte, no interior de São Paulo, ele é maturado em câmara subterrânea com lavagens diárias em vinho branco das Serras Gaúchas durante 21 dias.

Seu interior é macio e sua cremosidade aumenta conforme ele envelhece, chegando até escorrer a massa após alguns dias. Sua casca, sobre a qual se desenvolvem diversos fungos, tem aspecto quebradiço e, às vezes, crocante.

Seu sabor é intenso e se desenvolve conforme ele envelhece, um queijo que possui personalidade e características próprias. Já o seu odor é intenso devido à ação da bactéria Brevibacterium linens.

A complexidade deste queijo foi premiada com:

  • Medalha Super Ouro 🥇 no Mundial do Queijo de Araxá em 2019
  • Medalha de Prata 🥈 no Prêmio Queijo Brasil

De nome inspirado no deus do vinho na mitologia grega, o queijo Dionísio vem em peças redondas com cerca de 350g

Como consumir o queijo Dionísio?

O queijo Dionísio é um queijo imponente e forte que vai prevalecer sobre alimentos e bebidas mais suaves.

Busque nozes e outras oleaginosas para harmonizar com este queijo. Uma outra opção são azeitonas (fica uma delícia) ou compotas de frutas para neutralizar o sabor intenso.

Para harmonização com vinhos devemos pensar na sensação que este queijo traz ao paladar e buscar a combinação por contrates com vinhos mais licorosos com mais presença de açúcar. Por isso busque vinhos do Porto, por exemplo, ou vinhos brancos naturalmente doces como o Riesling.

Para vinhos tintos a combinação fica desafiadora, busque aqueles com taninos médios como Merlot ou Syrah.

Não deixe de conhecer nossas opções de vinhos brasileiros e artesanais, para isso clique nesse link aqui.

Como armazenar o queijo Dionísio?

O queijo Dionísio deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos em outras ocasiões.

Os benefícios do consumo de queijo

O consumo de queijo traz uma série de benefícios para o seu corpo, você sabe quais são?

Selecionamos 5 benefícios que com certeza trarão muitas melhoras para sua saúde:

  • Ajuda no emagrecimento: rico em proteínas, o consumo de queijos ajuda a trazer sensação de saciedade.
  • Prevenção de Câncer no Estômago: a digestão do queijo forma o butirato no estômago, que facilita o trabalho e a diferenciação das células.
  • Redução do Colesterol:  ingestão de queijo ajuda a regular o funcionamento do intestino e fornece butirato, essencial para o funcionamento das células intestinais.
  • Regula o trânsito intestinal: queijos possuem um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal.
  • Fortalecimento de ossos e dentes: o queijo, assim como o leite, é rico em cálcio que ajuda a fortalecer os ossos, evitando a osteoporose.

E aí? Vamos incluir queijos na sua dieta!

Não deixe de conhecer nossa sessão de queijos, para isso clique aqui.

Para conhecer todos os benefícios do consumo do queijo, clique aqui.

Onde é produzido o queijo Dionísio?

A história da Queijo com Arte e a Fazenda Santa Luzia começa no século passado e muito longe de Itapetininga.

A Fazenda Santa Luzia foi fundada por Helmut Breuer que  veio da Alemanha na década de 50 viver em São Paulo, capital. Porém, nunca se esqueceu de sua origem rural. Na década de 70, adquiriu a propriedade em Itapetininga e construiu uma fazenda para produção de leite nos mesmos moldes do Bauernhof onde nasceu em Aachen. Começou importando as primeiras vacas da raça Simental que chegaram de avião e desenvolveu-se como produtor de leite tipo B.

A propriedade leiteira, na década de 80, na mão de Martin Breuer, seu sucessor e médico veterinário, começou a tomar novos rumos em direção à seleção do gado Simental. O leite das vacas Simental, em virtude do alto teor de proteína, é ideal para a produção de queijos. Na década de 90, com a vinda de Maristela Nicolellis (esposa do Martin) para a fazenda, os esforços se concentraram na produção do leite.

Desde então, a Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia, pioneira na produção artesanal de queijos no Estado de São Paulo, vem se consolidando como referência nos quesitos qualidade, exclusividade, arte e originalidade. Os anos de dedicação e trabalho sério são reconhecidos pelos clientes e também pelas diversas premiações em concursos nacionais e internacionais.

Engajada no desenvolvimento do setor na sua região, a Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia é uma das fundadoras do grupo de queijeiros do Caminho do Queijo Artesanal Paulista.

Você também pode gostar de…