Queijo Feta (leite de cabra) – Atalaia – 300g (aprox.)

R$41,90

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Feta (leite de cabra) – Atalaia – 300g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Feta

Gosta de queijo Feta? Então você precisa experimentar a versão de Queijo Feta da Fazenda Atalaia!

De massa untuosa e textura macia este queijo possui sabor marcante e é ideal para aquela salada em dias quentes.

Produzido com leite de cabra da Fazenda Atalaia, o queijo Feta, possui sabor salgadinho que logo é substituído na primeira mordida por uma complexidade de sabores característicos deste queijo tão famoso.

Ele passa por cerca de 90 dias de maturação em câmaras frias e vem em peças de aproximadamente 300g embaladas à vácuo.

Mas afinal o que é o Queijo Feta?

A história do queijo Feta se confunde com a história da Grécia. Os primeiros relatos de sua produção são descritos na Odisséia de Homero no século VIII A.C..

De acordo com o mito, o ciclope Polifemos foi o primeiro a preparar o queijo. Transportando o leite que ele coletou da sua ovelha em sua sacola feita de peles e estômago de animais, até que um dia ele percebeu que o leite tinha se tornado algo sólido, saboroso e podia ser conservado.

O nome do queijo Feta significa “pedaço” ou “fatia” e, por incrível que pareça, só foi adotado no século XVII. Uma referência a prática de fatiar o queijo que seria acomodado em barris, uma tradição que é feita até hoje.

No século XX a imigração em massa de gregos para todos os continentes fez com que o queijo Feta se popularizasse em diversos lugares, resultando no crescimento do comércio deste queijo tão maravilhoso.

Quer conhecer mais a história do queijo Feta, clique aqui.

Como consumir o queijo Feta?

O queijo Feta é um queijo de presença com sabor salgado devido ao seu processo de de cura e uma das utilizações culinárias mais comuns é quebrar o queijo em porções médias e utilizar no preparo de belas saladas grega, sempre regadas com um excelente azeita extra virgem.

Ele pode ser utilizado também em pratos quentes e até mesmo na churrasqueira sobre a brasa, onde forma uma linda crosta, podendo assim se tornar um acompanhamento de carnes e sanduíches.

Como sugestão de harmonização com vinhos sugerimos um belo vinho branco refrescante e ate mesmo espumantes. Uma das opções que já provamos e aprovamos seria o Chardonnay/ Viognier da Vinicula Larentis ou o  Chardonnay da Viventes.

Para melhor experiencia recomendamos retirar o queijo Feta da refrigeração cerca de 30 à 40 minutos antes do consumo.

Para ajudar em sua montagem temos uma dica/ sugestão: considere entre 120g à 160g por pessoa isso caso tenha um jantar ou outros petiscos

Como armazenar o seu queijo Feta?

Após aberto se não consumido integralmente recomendamos guardar dentro de um recipiente fechado (ex. Tuppeware ou pote de vidro com tampa) ou embrulhar em plástico filme.

Após embrulhados conservar na geladeira, de preferencia na gaveta de legumes.

Os benefícios do leite de cabra e seus derivados

Em muitos lugares do mundo o leite de cabra e seus derivados são a principal fonte de leite para as pessoas. Ele é muito valorizado pelo seu sabor intenso e terroso, assim como a facilidade de digestão que ele proporciona.

As vitaminas, minerais e gorduras saudáveis presentes no queijo de cabra melhorar a saúde de diversas maneiras. O cobre, por exemplo, ajuda a produzir células vermelhas, ajuda na absorção do ferro e outros nutrientes.

Os benefícios do queijo de cabra vão muito além disso, como:

  • Perda de Peso: os ácidos graxos são menores que os do leite de vaca, ajudando o corpo a saciar mais rápido.
  • Melhora na Digestão: o leite de cabra tem apenas a proteína A2 Beta Caseína, facilitando a digestão.
  • Saúde Estomacal: o queijo de cabra é cheio de probióticos, um tipo saudável de bactérias, que colonizam o intestino e combatem as bactérias patogênicas.
  • Saúde dos ossos: com altas quantidade de cálcio, o queijo de cabra ajuda a prevenir a osteoporose e outras desordens.

Essas são apenas alguns benefícios de dezenas já pesquisados. Não deixe de experimentar queijo de cabra, eles são maravilhosos!

Para saber mais sobre os benefícios do leite de cabra e seus derivados acesse esse link.

Onde é produzido o queijo Feta?

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

Na A Casa do Produtor você recebe O queijo Tulha em sua casa direto do produtor em até 1 dia útil para a cidade de São Paulo com muito carinho e frescor.

Apoiado em pilares como sustentabilidade, comercio justo, fair trade, orgânico, consumo local, artesanal, queijos artesanais, entre outros.  A Casa do Produtor e seus parceiros buscam estimular um consumo mais adequado para que o brasil tenha um futuro melhor.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Você também pode gostar de…