Queijo Figueira – Atalaia – 300g (aprox.)

R$53,90

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Figueira – Atalaia – 300g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Figueira da Fazenda Atalaia

O queijo Figueira é queijo complexo, cheio de sabor.

Maturado por 120 dias e produzido em formas de 5kg.

Quem vê sua cor alaranjada já espera um sabor forte e salgado, puro engano! Seu sabor é levemente adocicado, textura cremosa e fermentação suave. Aliás, a cor alaranjada se deve ao corante natural de urucum utilizado em sua massa.

O queijo Figueira é um queijo de derretimento fácil e perfeito para sanduíches, funcionado quase como um “primo” do cheddar. Experimentem essa receita de queijo quente com ele que fizemos no nosso Instagram, link aqui.

Ele foi premiado com medalha de Ouro 🥇 no II Prêmio Queijo Brasil.

O queijo Mantiqueira é comercializado em peças redondas pesando em torno 300 g.

Não deixe de conhecer os outros queijos e doces da Fazenda Atalaia aqui neste link.

Como armazenar o queijo Figueira?

O queijo Figueira deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico (Magipack, por exemplo) tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.

Queijos mais maturados como este conseguem aguentar bem por mais tempo fora da geladeira, mas queijos costumar ser inimigos do ar após abertos e com certeza ele vai durar mais refrigerado.

Como harmonizar o queijo Figueira?

O queijo Figueira é um queijo ótimo para degustar e também para fazer lanches, como um belo e clássico queijo quente. Pode ser usado também como a parte de queijo em hambúrgueres com uma cebola puxada no shoyu.

Com vinhos nossa indicação de harmonização é com vinhos leves e ácidos e frutados para harmonizarem por semelhança com o sabor adocicado do queijo. Algumas uvas que funcionam bem: Sauvignon Blanc, Riesling.

O objetivo destes vinhos é equilibrar a doçura e limpar o paladar para a próxima mordida 🙂!

Não deixe de conhecer nossa seleção de vinhos neste link.

Com cervejas o ideal é consumir ele com cervejas mais elaboras e complexas para equilibrar a doçura e não tornar a experiência enjoativa. Um estilo que combina muito bem é o clássico IPA (temos ótimas opções aqui neste link)

Quer um guia de harmonizações fácil para queijos e vinhos, acesse link aqui.

Onde é produzido o queijo Figueira?

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

O resultado deste esforço é que em 2016 a Fazenda Atalaia criou o primeiro queijo brasileiro premiado com uma medalha de Ouro no World Cheese Awards, evento realizado na Espanha.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Você também pode gostar de…