Queijo Guaianá (leite de ovelha) – Rima – 200g (aprox.)

R$44,00

Em estoque

SKU: 1.1.000017.01 Categorias: , Tags: , ,

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Guaianá (leite de ovelha) – Rima – 200g (aprox.).

Descrição

Conheça o queijo Guaianá

O queijo Guaianá é produzido pela queijaria Rima na cidade de Porto Feliz no interior de São Paulo.

Ele é produzido com leite de ovelha da própria fazenda que é comandada pelo produtor Ricardo e sua mulher Maria Clara.

Inspirado nos queijos tradicionais da serra da Canastra (queijo da Canastra) ele é maturado por cerca de 45 dias em prateleiras de madeira na caverna construída no antigo silo da propriedade.

Seu nome é uma homenagem aos antigos habitantes da região de Porto Feliz (povo Guaianá) e seu sabor é suave, com boa maciez na boca e casca rústica comestível (inclusive deliciosa!).

Por ser produzido com leite de ovelha o Guianá é uma ótima opção para intolerantes à lactose.  O leite de cabra é uma ótima opção para intolerantes à lactose já que cadeia ramificada é menor do que o leite de vaca, por exemplo, facilitando assim a digestão. Que bom né!?

Como consumir o queijo Guaianá

O Guaianá pode ser consumido puro devido ao seu sabor suave e maciez ou pode ser utilizado na preparação de massas, molhos e saladas em lascas (fica maravilhoso).

Para harmonizar com alimentos indicamos geleias de frutas vermelhas, como a geleia de amora da La Ferme Moderne, ou com patês e charcutaria que irão contrastar o sabor do queijo de ovelha que é mais adocicado e suave, nossa indicação aqui é o Mettwurst da Salumeria Mayer.

A harmonização com vinhos deve ser feita com vinhos suaves brancos ou tintos para que não se perca o sabor do queijo na degustação. Indicamos a uva Sauvignon Blanc, por exemplo. Não deixe de conferir os vinhos da Larentis.

Como armazenar o seu queijo Guaianá

Após consumir o seu queijo Guaianá indicamos embalar ele em papel filme plástico (Magipack, por exemplo), retirando o máximo de ar possível de dentro do queijo e guardar ele na sua geladeira na área de vegetais (menos frio) para que você possa consumir ele durante bastante tempo.

O ar costuma ser o inimigo destes queijos e pode secar a casca caso ele não seja bem guardado, vale a pena guardar certinho!

Onde ele o queijo Guaianá é produzido?

Com a chegada do primeiro filho, Maria Clara e Ricardo passaram a questionar sobre a vida que levavam na cidade grande. Com vontade de viver do campo, com mais contato com a natureza, e de produzir alimentos de forma consciente e sustentável, em 2016 tiveram a ideia de produzir queijos de ovelha.

Após passarem dois meses na Europa estudando e conhecendo as tradicionais produções de leite e queijo de ovelha, voltaram para o Brasil e, em Porto Feliz, iniciaram o sonho de se despedirem da cidade.

O queijo de ovelha é conhecido por ser de rápida digestão, fonte de proteína e vitaminas e ótimo para controle da pressão arterial. Uma ótima opção para pessoas com intolerância a lactose.

A Queijaria Rima é especialista na produção de queijos de ovelha, sendo considerada uma das melhores do Brasil. Seus produtos são inovadores, respeitando o meio ambiente e todos os ciclos do animais.

A queijaria Rima faz parte do Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Um grupo das mais renomadas queijarias artesanais de São Paulo que tem como objetivo valorizar a produção queijeira de São Paulo e mostrar aos paulistas e ao Brasil que queijo bom não precisa vir de fora.

A produção queijeira de São Paulo, diferente de outros estados que visam uma produção mais tradicional, vem se destacando pela a inovação e pelas novas receitas.

Estes produtores, inclusive a queijaria Rima, são responsáveis pela luta constante do setor para a adaptação das leis para a realidade da produção artesanal e também nas melhorias dos procedimentos hoje existentes.

Você também pode gostar de…