Queijo Mantiqueira – Atalaia – 300g (aprox.)

R$35,90

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Mantiqueira – Atalaia – 300g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Mantiqueira

O queijo Mantiqueira da Fazenda Atalaia é inspirado no queijo maturado tradicional do interior Paulista, para ser mais preciso um queijo tradicional produzido há décadas na Serra da Mantiqueira.

De cremosidade média e baixa acidez, ele é um queijo extremamente versátil e saboroso. Na boca ele rapidamente se desfaz e forma uma massa de sabor lácteo que remete a memórias daquele queijo de fazenda que você consumia na sua infância.

Produzido com leite de vacas Holandesas, o queijo Mantiqueira, passa por uma maturação média de cerca de 90 dias. Esta maturação o deixa com uma coloração amarela clara, massa untuosa e o sabor marcante que falamos acima. Uma bela experiência!

Seu nome é inspirado pela região da Serra da Mantiqueira, onde a Fazenda Atalaia está localizada.

O queijo Mantiqueira é comercializado em peças redondas pesando em torno 300 g.

Não deixe de conhecer os outros queijos e doces da Fazenda Atalaia aqui neste link.

Como armazenar o queijo Mantiqueira?

O queijo Mantiqueira deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico (Magipack, por exemplo) tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.

Queijos mais maturados como este conseguem aguentar bem por mais tempo fora da geladeira, mas queijos costumar ser inimigos do ar após abertos e com certeza ele vai durar mais refrigerado.

Como harmonizar o queijo Mantiqueira?

O queijo Mantiqueira é daqueles queijos versáteis e isso é uma ótima notícia para todos!

Nossa primeira indicação de harmonização é com doces como goiabadas e doces de leite. Garantia de sucesso! Conheça todos os nossos doces aqui, com certeza você vai achar um que vai te agradar.

Outra combinação que fica perfeita é com cafés. Os mineiros e paulistas da região da Serra Mantiqueira tem o costume de sempre tomar o seu café acompanhado com uma fatia de queijinho, você precisa experimentar!

Em relação a vinhos e cervejas, este queijo é bem versátil e combina com diversos estilos e tipos de uvas. Vai muito de gosto!

Quer um guia de harmonizações fácil para queijos e vinhos, acesse link aqui.

Onde é produzido o queijo Mantiqueira?

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

O resultado deste esforço é que em 2016 a Fazenda Atalaia criou o primeiro queijo brasileiro premiado com uma medalha de Ouro no World Cheese Awards, evento realizado na Espanha.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Você também pode gostar de…