Queijo Mogiana – Fazenda Atalaia
R$35,90 – R$53,90
Descrição do Produto
Conheça o Queijo Mogiana da Fazenda Atalaia
O queijo Mogiana é queijo complexo, cheio de sabor. Logo ao bater o olho nele, você vai perceber sua cor laranja exuberante devido ao corante natural de Urucum utilizado em sua receita.
Sua maturação ocorre durante 90 dias em formas de cerca de 3,5kg.
Sua cor alaranjada engana, quem espera um queijo forte e salgado vai se surpreender. O queijo Mogiana é um queijo muito aromático, de leve cremosidade e acidez acentuada. Devido ao seu ótimo derretimento, ele é recomendado para racletes e lanches artesanais. Fica uma delícia!
Seu nome é uma homenagem à Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que existia na cidade de Amparo onde o queijo é produzido, na Fazenda Atalaia.
Ele foi premiado com medalha de Prata no II e III Prêmio Queijo Brasil.
O queijo Mogiana é comercializado em peças de aproximadamente 150 g embaladas à vácuo.
Não deixe de conhecer os outros queijos e doces da Fazenda Atalaia aqui neste link.
Como armazenar o queijo Mogiana?
O queijo Mogiana deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.
O ideal é embalar em papel filme plástico (Magipack, por exemplo) tentando retirar o máximo de ar de dentro. Isto fará que o seu queijo dure o máximo possível.
Queijos mais maturados como este conseguem aguentar bem por mais tempo fora da geladeira, mas queijos costumar ser inimigos do ar após abertos e com certeza ele vai durar mais refrigerado.
Como harmonizar o queijo Mogiana?
O queijo Mogiana é um queijo ótimo para degustar e também para fazer lanches, como um belo e clássico queijo quente. Pode ser usado também como a parte de queijo em hambúrgueres com uma cebola puxada no shoyu (indicamos fortemente!).
Para vinhos nossa indicação de harmonização é com vinhos leves, ácidos e frutados. Eles irão harmonizar por semelhança com o sabor ácido do queijo. Algumas uvas que funcionam bem são: Sauvignon Blanc e Riesling.
O objetivo destes vinhos é equilibrar a acidez e limpar o paladar para a próxima mordida ??!
Não deixe de conhecer nossa seleção de vinhos neste link.
Com cervejas o ideal é consumir as mais elaboradas e complexas para equilibrar a acidez e não tornar a experiência enjoativa. Um estilo que combina muito bem é o clássico IPA (temos ótimas opções aqui neste link)
Quer um guia de harmonizações fácil para queijos e vinhos, acesse link aqui.
Onde é produzido o queijo Mogiana?
Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.
As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.
A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.
O resultado deste esforço é que em 2016 a Fazenda Atalaia criou o primeiro queijo brasileiro premiado com uma medalha de Ouro no World Cheese Awards, evento realizado na Espanha.
A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto proporcional uma sensação indescritível. Venha experimentar.
Para conhecer todos os produtos da Atalaia, acesse o link.
Contato –
Este queijo é sensacional, derrete super bem e fica uma delícia no sanduíche derretido 🙂
Luiz D. (comprador verificado) –
Edson (comprador verificado) –
ótimo…. muito macio
Alexandre Araujo (comprador verificado) –
Pouco saboroso