Queijo Pirâmide do Bosque – Capril do Bosque – 150g (aprox.)

R$45,00

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Pirâmide do Bosque – Capril do Bosque – 150g (aprox.).

Descrição

Conheça o queijo Pirâmide do Bosque

O queijo Pirâmide do Bosque é um queijo feito com leite de cabra pela Capril do Bosque, renomada e tradicional produtora de queijos caprinos no estado de São Paulo.

Ele é inspirado no queijo francês Valençay que possui o formato de pirâmide chanfrada característico. Para sua produção utiliza-se a fermentação láctica onde a Pirâmide do Bosque  coagula e escorre lentamente durante 4 dias para chegar ao final da sua primeira fase de produção.

Nesse ponto ele é enformado, passado no carvão vegetal e vai para a câmara de maturação onde fica por mais aproximadamente 20 dias, até que sua casca florida por mofos brancos do tipo penicilium candidum se complete.

E o resultado? O resultado é o queijo Pirâmide do Bosque, um queijo de gosto intenso, aroma de frutas secas com boa acidez e ótima cremosidade.

Inspiração do queijo Pirâmide do Bosque

Como dito anteriormente o queijo pirâmide do bosque é inspirado no queijo francês Valençay, feito na província de Berry no centro da França.

Este queijo inclusive ganhou o status de AOC (Appellation d’origine contrôlée) fazendo com que a região fosse a primeira a receber tal status por seus queijos e vinhos no mundo.

Reza a lenda que o formato do queijo inicialmente era de uma pirâmide com ponta mas Napoleão Bonaparte após sua fracassada campanha no Egito parou na região de Valençay e ao ver este queijo memórias da sua desastrosa campanha fizeram com que ele cortasse a ponta com a sua espada, dando ao queijo seu formato atual.

Para mais informações acesse o link: Queijo Valençay

Como consumir seu queijo Pirâmide do Bosque

O queijo Pirâmide do Bosque pode ser consumido puro mesmo por causa da sua massa macia e seu sabor ligeiramente ácido, de forte presença, boa permanência.

Ele harmoniza com saladas frescas e um toque de fruta, geleias de frutas ou mel. Nos indicamos aqui a geleia de amora da La Ferme Moderne e o mel cremoso da Casa Roncador.

Acompanhe também com cervejas de trigo bem geladas ou um vinho Riesling de boa procedência, sempre bem gelado.

Como conservar seu queijo Pirâmide do Bosque

O jeito ideal de conservação após o consumo é embalar em papel plástico (Magipack, por exemplo) bem o queijo, tentando retirar o máximo de ar, e colocar o queijo na área de vegetais da geladeira (menos gelada). Fazendo isso seu queijo vai durar muito mais e pode ser consumido sem pressa!

Os benefícios do leite de cabra e seus derivados

Em muitos lugares do mundo o leite de cabra e seus derivados são a principal fonte de leite para as pessoas. Ele é muito valorizado pelo seu sabor intenso e terroso, assim como a facilidade de digestão que ele proporciona.

As vitaminas, minerais e gorduras saudáveis presentes no queijo de cabra melhorar a saúde de diversas maneiras. O cobre, por exemplo, ajuda a produzir células vermelhas, ajuda na absorção do ferro e outros nutrientes.

Os benefícios do queijo de cabra vão muito além disso, como:

  • Perda de Peso: os ácidos graxos são menores que os do leite de vaca, ajudando o corpo a saciar mais rápido.
  • Melhora na Digestão: o leite de cabra tem apenas a proteína A2 Beta Caseína, facilitando a digestão.
  • Saúde Estomacal: o queijo de cabra é cheio de probióticos, um tipo saudável de bactérias, que colonizam o intestino e combatem as bactérias patogênicas.
  • Saúde dos ossos: com altas quantidade de cálcio, o queijo de cabra ajuda a prevenir a osteoporose e outras desordens.

Essas são apenas alguns benefícios de dezenas já pesquisados. Não deixe de experimentar queijo de cabra, eles são maravilhosos!

Para saber mais sobre os benefícios do leite de cabra e seus derivados acesse esse link.

Quem produz o queijo Pirâmide do Bosque?

O Capril do Bosque é uma pequena fazenda familiar localizada em Joanópolis no interior de São Paulo, a apenas 120 km da capital.

Nos últimos 10 anos, o Capril do Bosque construiu uma reputação e hoje é uma referência nacional na arte dos queijos de cabra artesanais. Lá são produzidos seus famosos queijos de cabra do Brasil.

Os queijos são totalmente naturais, com diversos sabores, cores e texturas. Alguns são inspirados em queijos famosos de outros países, outros são queijos de autoria própria. Todos têm o terroir da Mantiqueira Paulista.

Heloisa e sua família começaram a desenvolver suas receitas e queijos há mais de 40 anos atrás, e atuam pessoalmente em todos os segmentos da queijaria. Eles sabem que sua fazenda, suas cabras e seus queijos não são apenas um negócio, mas sim, um projeto de vida.

Hoje a fazenda da Capril do Bosque recebe visitas para conhecer a sua produção de queijos e também possui um bistrô renomado em que prepara pratos fraquíssimos com os queijos produzidos na fazenda. Vale a pena visitar!

Pessoas como a Heloísa que buscaram seu sonho na produção artesanal e que representam a produção queijeira dentro do Brasil são de grande orgulho para nós da A Casa do Produtor.

Você também pode gostar de…