Queijo Prato – Atalaia – 300g (aprox.)

R$23,90

Fora de estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Prato – Atalaia – 300g (aprox.).

Descrição

Conheça o queijo Prato da Atalaia

Se tem uma coisa que o queijo Prata da Atalaia é, além de delicioso, é foram de comum. Muito diferente da versão do supermercado que você provavelmente conhece, cheia de conservantes e diversos ingredientes que nem sabemos o nome direito.

Produzido com leite de vaca possui coloração amarelada, quase laranja, em função do uso do corante natural de urucum.

No paladar ele é presente mas bem suave, com textura elástica. Seu derretimento é excelente, uma maravilha, perfeito para lanches, hambúrgueres e até para comer com puro no café da manhã.

A peça vem direto da fazenda Atalaia com cerca de 300g e com validade de 90 dias. Durabilidade ótima para você aproveitar ele aos poucos.

Como armazenar o queijo Prato?

O queijo Prato da Atalaia, como dissemos anteriormente, possui cerca de 90 dias de validade.

Para armazenar ele o indicado é ambientes refrigerados e bem embalada em papel filme plástico para retirar o máximo de ar e evitar que resseque e perca a textura e sabor originais.

Como consumir o queijo Prato?

O queijo Prato tem sabor suave e é super versátil.

Ele pode ser usado em lanches da tarde, hambúrgueres (fica maravilhoso!!!) e com frios. Indicamos também utilizar ele em saladas verdes e frescas com tomates frescos ou secos.

Com charcutaria, como salames e carnes matutadas, ele harmoniza super bem. Conheça nossa seção de charutarias nesse link aqui.

Devido ao seu derretimento excelente, ele pode ser feito na chapa que fica com uma crosta deliciosa.

Quer saber mais de receitas com queijo prato? Acesse esse link.

A origem do queijo Prato e seus benefícios

Pode levantar a bandeira! 🇧🇷

O queijo Prato é um queijo inventado aqui no Brasil. Sim, e sua história é curiosa já que foi inventado sem querer.

Ele surgiu em meados de 1920 por colonos dinamarqueses da região de Sul de Minas Gerais, em Cruzília, na tentativa de se recriar um queijo tradicional deste povo, o queijo Danbo.

Quase que sem querer foi criado o nosso amado queijo Prato, que hoje é uma paixão nacional.

Originalmente seu formato era cilíndrico, mas com o tempo foi tomando a forma de um paralelepípedo como conhecemos hoje.

Onde é produzido o queijo Prato?

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

O resultado deste esforço é que em 2016 a Fazenda Atalaia criou o primeiro queijo brasileiro premiado com uma medalha de Ouro no World Cheese Awards, evento realizado na Espanha.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Você também pode gostar de…