Queijo Provolone – Atalaia – 300g (aprox.)

R$33,90

Apenas 3 em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Provolone – Atalaia – 300g (aprox.).

Descrição

Conheça o queijo Provolone da Atalaia

O queijo Provolone da Atalaia é o clássico provolone.

O clássico Provolone tem sabor levemente defumado, leve picância e, no caso desta versão da Atalaia, baixo teor de sal.

Ele é feito com leite de vaca.

Antes de chegar na sua casa ele passa por 15 dias de maturação nas tulhas da Fazenda Atalaia.

Para quem é fã do verdadeiro queijo Provolone essa é escolha certa. Essa versão é para comer com gosto, com vontade. Sem conservantes e outros ingredientes de nome estranho que achamos nos provolones de marcas não artesanais.

Como armazenar o queijo Provolone?

O queijo Provolone é um produto de fácil armazenamento e pode ser guardado na geladeira para que mantenha a refrigeração.

Indicamos, caso vá guardar por períodos mais longos, embalar em papel filme plástico (Magipack, por exemplo) retirando todo o ar e refrigerando em temperatura mais amenas (na área de legumes da geladeira). Isso vai garantir que o produto mantenha sua textura e sabor original.

Como consumir o queijo Provolone?

O queijo Provolone é queijo famoso no mundo e no Brasil. Seja ele servido no bar, em casa ou como petisco com amigos.

Ele também é um queijo muito versátil que pode ser consumido de diversas maneiras.

A casca por exemplo é comestível, mas tem um sabor defumado forte, existem pessoas que preferem tirar para comer apenas a massa, apesar de sempre indicarmos experimentar a casca do queijo para ter a experiência completa daquela jóia que está na sua frente.

Um jeito fácil de servir é cortar em cubinhos como em botecos, ou a milanesa (que deixa ele super derretido e gostoso). Uma receita simples você encontra neste link aqui.

Como harmonizar o queijo Provolone?

Apesar de não ser muito comum a harmonização do queijo provolone com vinhos, ela sim pode ser feita. Por ser um queijo defumado e gorduroso, o Provolone, precisa de vinhos com mais acidez como o Pinot Noir.

No caso de cervejas, ele cai muito bem com opções fortes e maltadas como uma Irish, por exemplo, mas fica muito gostoso com nossa famosa lager geladíssima também.

Não deixe de conhecer nossas opções de cervejas e vinhos aqui na A Casa do Produtor.

A história do Provolone

Assim como diversos queijos, o Provolone, foi criado na Itália.

Ele foi criado em Verona por volta do fim do século 19 quando cozinheiros italianos decidiram aumentar de tamanho do queijo provola, daí o nome Provolone.

Esta invenção rapidamente se espalhou por toda a região da Itália e depois para o mundo onde atualmente é feito de diversos formatos.

A sabor levemente picante deste queijo seve a aplicação de lipase de cabrito ao leite, que modifica a lipase natural do leite de vaca. Essa dose varia de fabricante para fabricante.

É muito comum também encontrar versões defumadas, para tal é necessário expor o produto à fumaça para que o queijo absorva esse sabor e então adquirir a casca marrom com a qual estamos acostumados.

Par conhecer mais a história do Provolone acesse esse link.

Onde é produzido?

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

O resultado deste esforço é que em 2016 a Fazenda Atalaia criou o primeiro queijo brasileiro premiado com uma medalha de Ouro no World Cheese Awards, evento realizado na Espanha.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Para conhecer todos os produtos da Atalaia, acesse o link.

Você também pode gostar de…