Queijo Sinueiro Jovem – Bela Fazenda – 200g (aprox.)

R$52,90

Apenas 3 em estoque

SKU: 1.1.000139.01 Categorias: , Tags: , , ,

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Sinueiro Jovem – Bela Fazenda – 200g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Sinueiro

O queijo Sinueiro é um queijo inspirado no tradicional Cheddar Inglês e, garantimos, você nunca experimentou nada igual.

De massa chederizada (esmigalhada) como o cheddar ele é possui a massa crua, não cozida, com acidez presente e notável e bem untuoso.

Na boca ele derrete lentamente enchendo o paladar de sabores que remetem ao leite da vaca Jersey e da maturação de 4 meses do queijo. Aliás, a sua maturação é feita com queijo envolto em uma bandagem de tecido de algodão e banha de porco que tem como objetivo impermeabilizar a massa do queijo durante este tempo.

Sua textura é similar a uma manteiga sendo que você pode usar uma espátula para raspar o queijo e degustar como um creme.

A peça vem embalada à vácuo e pesa aproximadamente 200g.

Como consumir o queijo Sinueiro?

O queijo Sinueiro é um queijo versátil e pode ser consumido de diversas maneiras.

Pode ser utilizado em tábuas de queijos como petisco, em receitas e também como recheio de sanduíches já que se derretimento o deixa cremoso igual um cheddar.

Outra dica é harmonizar nozes e outras sementes oleaginosas (que podem ser defumadas) que combinam com o sabor presente do queijo Sinueiro.

Para bebidas queijos similares ao cheddar combinam muito bem com cervejas, cidras e vinhos.

Para vinhos o ideal são vinhos com taninos não tão presentes, por aqui gostamos muito de harmonizar o queijo com vinhos como o Cabernet Sauvignon e vinhos do Porto, por exemplo.

Já com cervejas a harmonização deve ser feita com cervejas de personalidade e sabor marcante, idealmente acima de 5% de grau alcoólico. Algo como uma bela Ale ou IPA vai aguçar o sabor do queijo ano seu paladar.

Não deixe de conhecer nossa cervejas neste link aqui.

Quer um guia fácil de harmonização de queijos e vinhos? Acesse este link aqui.

Como armazenar o queijo Sinueiro?

O queijo Sinueiro deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.

A história do queijo Cheddar

O cheddar tem uma história longa que vem desde o século 12 na comunidade de Somerset na Inglaterra. Adivinha o nome da comunidade? Vila Cheddar!

A Vila Cheddar era uma pequena cidade com desfiladeiros e cavernas que eram utilizadas pelos fazendeiros para manter o leite em temperaturas frescas nos dias quentes. O mito por trás do nascimento do cheddar inglês é que uma leiteira esqueceu um pouco de leite nessas cavernas e quando retornou descobriu que o queijo havia endurecido e formado o primeiro cheddar da história.

Após certo tempo os monarcas ingleses desenvolveram um gosto particular pelo queijo. O rei Henry II, por exemplo, encomendou 4 toneladas deste queijo em 1170 e declarou o queijo o melhor do país.

No século 19 o queijo ganhou o mundo com o crescimento da Inglaterra e sua expansão colonial. Para se ter uma idéia, a Inglaterra já 1790 importava o queijo Cheddar de suas colônias na América.

O tempo passa mas o Cheddar Inglês continua um clássico mundial e o queijo Sinueiro é inspirado nele! Venha conhecer!

Para saber mais sobre a história acesse este link aqui.

Onde é produzido o queijo Sinueiro?

A queijaria fundada em 2017 por Carolina Vilhena, veterinária de formação que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos, está localizada na cidade de Bofete, na região Oeste do Estado, a 198km da capital. Ávida pesquisadora, a queijeira trabalha com leite de vacas Jersey da sua própria criação e fabrica queijos de leite cru fermentados com kefir.

A Bela Fazenda é um sonho realizado pela Carolina que após se formar não aguentava mais as saudades da vida da fazenda. Em 2015, após uma viagem para Itália, decidiu dar o primeiro passo em rumo ao seu projeto, concluindo diversos cursos e imersões em grandes produtores. Em 2017 iniciou a produção na fazenda Supresa na cidade de Bofete, no interior de São Paulo.

O mundo agora é pequeno para a Bela Fazenda, que agora já está consagrada como um dos maiores produtores de queijos artesanais do Brasil.

Você também pode gostar de…