Queijo Soberano Jovem – Bela Fazenda – 200g (aprox.)

R$42,90

Apenas 3 em estoque

SKU: 1.1.000138.01 Categorias: , Tags: , , ,

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Soberano Jovem – Bela Fazenda – 200g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Soberano

O queijo Soberano é um queijo inspirado nos tradicionais queijos de montanha como o Gruyere ou o Ementhal. Ele é produzido pela Carol, produtora da Bela Fazenda, que é referência na produção de queijos artesanais no Brasil.

Ele possui massa semi cozida, elástica e suave quando jovem.

Seu sabor na boca se transforma conforme você mastiga este queijo, ele se transforma em uma massa uniforme com sabor levemente adocicado e com notas de amêndoas.

Feito com leite de vaca Jersey da própria Bela Fazenda que são alimentadas apenas com feno e pasto naturais (nada de silagem!).

Este queijo é uma ótima opção para ser derretido em racletes já fica com o aspecto “puxa-puxa”.

Ele pode vir com olhaduras (furinhos) ou não na massa, que passa por uma maturação aproximada de 2 meses.

Vem em peças embaladas à vácuo com cerca de 200g cada.

Como consumir o queijo Soberano?

O queijo Soberano é o clássico queijo da montanha.

De massa macia e suave, ele fica muito saboroso em tábuas de aperitivos e em saladas com nozes.

Além disso nós indicamos o uso dele em racletes já que o seu derretimento é perfeito. Ao derreter ele fica com a textura “puxa-puxa” e no frio fica uma delícia, vale a pena experimentar!

Este tipo de queijo fica muito bom também com frutas, bolachas, pão e mostarda que irão harmonizar com o sabor amendoado do queijo.

Para harmonização com vinhos indicamos vinhos brancos como Chardonnay, Sauvignon Blanc e até um belo de um espumante com pouca acidez. Para vinhos tintos priorize vinhos das uvas Pinot Noir e Merlot.

Já para cervejas, o queijo Soberano, combina com cervejas com sabor de nozes, caramelo como Brown Ales ou Amber Ales, outra indicação é consumir o queijo com Pilsners mais elaboradas.

Não deixe de conhecer nossa cervejas neste link aqui.

Quer um guia fácil de harmonização de queijos e vinhos? Acesse este link aqui.

Como armazenar o queijo Soberano?

O queijo Soberano deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.

A história do queijo Gruyere

A região de Gruyere vem produzindo o queijo que contém o seu nome desde o século 12 utilizando o excesso de leite que suas vacas produziam para eventualmente vender o queijo para regiões da França e Itália.

Será o Gruyere um queijo suíço? Ou será francês? Ou austríaco? Apesar da região de Gruyere ser localizada na Suíça esta questão já foi tão disputado que houve até uma guerra.

A Guerra do Gruyere aconteceu quando os queijeiros da França e Suíça disputaram a denominação de origem do queijo durante 3 anos. O debate só terminou quando a União Europeia entrou na disputa e votou a favor da Suíça.

Uma das grandes controvérsias sobre o queijo é a presença de olhaduras ou não, o Suíço não tem e o Francês tem.

De sabor levemente adocicado, amendoado e de massa macia e flexível o Gruyere ganhou o mundo.

O queijo Soberano é inspirado neste queijo maravilhoso, não deixe de experimentar!

Para saber mais sobre a história acesse este link aqui.

Onde é produzido o queijo Soberano?

A queijaria fundada em 2017 por Carolina Vilhena, veterinária de formação que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos, está localizada na cidade de Bofete, na região Oeste do Estado, a 198km da capital. Ávida pesquisadora, a queijeira trabalha com leite de vacas Jersey da sua própria criação e fabrica queijos de leite cru fermentados com kefir.

A Bela Fazenda é um sonho realizado pela Carolina que após se formar não aguentava mais as saudades da vida da fazenda. Em 2015, após uma viagem para Itália, decidiu dar o primeiro passo em rumo ao seu projeto, concluindo diversos cursos e imersões em grandes produtores. Em 2017 iniciou a produção na fazenda Supresa na cidade de Bofete, no interior de São Paulo.

O mundo agora é pequeno para a Bela Fazenda, que agora já está consagrada como um dos maiores produtores de queijos artesanais do Brasil.

Você também pode gostar de…