Queijo Taipa – Atalaia – 300g (aprox.)

R$44,90

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Taipa – Atalaia – 300g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Taipa da Fazenda Atalaia

Gosta de queijos cremosos, macios e suaves? Se sua resposta é sim, então o queijo Taipa da Fazenda Atalaia é o queijo certo para você!

Para ficar no ponto certo este queijo passa por 60 dias de maturação com culturas lácteas proveniente do iogurte. O resultado? O resultado é uma massa, que apesar de prensada, é extremamente cremosa (e bota cremosa nisso) e com um sabor suave amanteigado devido ao processo de delactosagem (mais informações abaixo) no qual a massa é lavada.

Este queijo maravilhoso foi medalha de prata 🥈 no III Prêmio Queijo Brasil.

Não deixe de conhecer o queijo Taipa e outros produtos da Fazenda Atalaia.

Como armazenar o queijo Taipa?

O queijo Taipa deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.

Como harmonizar queijo Taipa?

O queijo Taipa é um queijo suave que combina muito bem com cervejas e vinhos mais doces e frutados.

Podemos considerar vinhos mais frutados os que são feitos com uvas Cabernet Sauvignon, Carménère, Chardonay, Malber e Merlot, por exemplo. Não deixe de conhecer nossas opções de vinho neste link aqui.

Em relação as cervejas pode considerar os seguintes estilos: Fruit Beer, Sour e até uma Witbier que combinaria muito bem com o queijo Taipa. Conheça nossa seleção de cervejas artesanais neste link.

Este queijo pode ser servido também como aperitivo para receber amigos que com certeza vai agradar todos, em saladas ralado ou pode ser utilizado em receitas, como risotos (fica uma delícia!).

O que é o processo de delactosagem?

O quejo Taipa, assim como diversos outros queijos, passa por um processo que se chama de delactosagem.

Mas afinal, o que é isso?

A delactosagem é um processo que tem como objetivo substituir do soro do queijo por água para reduzir seu teor de lactose.

Durante o processo há uma diluição de nutrientes do queijo como lactose e ácido láctico realizada com água. Esse processo costuma ser realizado entre a primeira e segunda mexedura e costuma deixar o queijo com sabor mais suave. Um queijo famoso que passa por este processo é o queijo Prato.

No caso do queijo Taipa cerca de 1/3 do soro é substituído por água e depois disso a massa é prensada e vai maturar por cerca de 60 dias.

Este processo, apesar de parecer simples, precisa de muito cuidado, experiência e habilidade do mestre queijeiro. A adição de água muito quente ou de forma muito rápida pode “queimar” a massa fazendo com que o queijo e sua consistência não fiquem ideais para o consumo.

Quer saber mais sobre o processo de delactosagem? Acesse esse link aqui.

Onde é produzido o queijo Taipa?

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

O resultado deste esforço é que em 2016 a Fazenda Atalaia criou o primeiro queijo brasileiro premiado com uma medalha de Ouro no World Cheese Awards, evento realizado na Espanha.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Você também pode gostar de…