Queijo Tulha – Fazenda Atalaia – 300g

R$68,00

Em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Tulha – Fazenda Atalaia – 300g.

Descrição

Conheça o Queijo Tulha da Fazenda Atalaia

O queijo Tulha ganhou a Medalha de Ouro 🥇 no World Cheese Awards em San Sebastian, na Espanha, sendo ela a primeira medalha de Ouro internacional para um queijo artesanal Brasileiro e foi dois anos consecutivos em 1º lugar no Prêmio Queijo Brasil (2016 e 2017).

De casca firme e avermelhada, possui uma massa quebradiça com cristais que derretem na boca devido aos 10 a 12 meses de maturação, no paladar é possível sentir umami e notas frutadas.

A Fazenda Atalaia, com mais de 140 anos, nasceu para o plantio do café. Depois de várias mudanças, vem desenvolvendo por mais de 10 anos uma produção de queijos artesanais brasileiros usando o leite produzido na própria propriedade.

O queijo Tulha na A Casa do Produtor vem fracionado e embalado a vácuo diretamente da fazenda Atalaia e possui aproximadamente 300g.

Mas afinal quem é o queijo Tulha?

Um queijo firme de massa mais dura que se assimila bastante com o queijo parmesão, que possui denominação de origem controlada, o que indica que o queijo só pode possuir este nome se for produzido na região de Parma e arredores utilizando um processo padronizado.

A origem deste queijo começa na idade média onde monges beneditinos na Itália, mais especificamente na região norte do pais,  criam uma iguaria  através de uma receita que se mantem viva e é referencia para muitos produtores até hoje.

O processo consiste principalmente da maturação do queijo que é resultando do processo de manejo do leite coalhado.  Sua longa maturação lhe concede uma textura firme e paladar ligeiramente picante e adocicado.

Quer conhecer mais sobre a história do parmesão, acesse esse link.

Como consumir o queijo Tulha?

Por sua presença marcante e sabor equilibrado o queijo Tulha é ideal para dividir com amigos e familiares compondo uma bela tabua de frios com outros queijos talvez de texturas menos firmes e de diferentes procedências de leite, assim como geleias, pães, frutas e, no fundo mesmo, componha com o que lhe traz mais alegria.

Para harmonizar este tipo de queijo com vinhos sugerimos vinhos tintos com mais encorpados com boa presença de taninos  e boa acidez para contrastar com o adocicado e equilibrar com o paladar mais marcante. Uma sugestão de vinho é o vinho tinto da Larentis Ancellota

Para ajudar em sua montagem temos uma dica/ sugestão: considere entre 120g à 160g por pessoa isso caso tenha um jantar ou outros petiscos e caso sobre algo,

Recomendamos guardar dentro de um recipiente fechado (ex. Tupperware ou pote de vidro com tampa) ou embrulhar em plástico filme. Após embrulhados conservar na geladeira, de preferencia na gaveta de legumes.

Para aprimorar ainda mais sua experiência também sugerimos que retire da geladeira O queijo Tulha e outros queijos que for servir cerca de 30 a 40 minutos antes do consumo para que atinjam a temperatura adequada para que o aroma, sabor e textura estejam em sua condição ideal.

Onde é produzido?

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

Na A Casa do Produtor você recebe O queijo Tulha em sua casa direto do produtor em até 1 dia útil para a cidade de São Paulo com muito carinho e frescor.

Apoiado em pilares como sustentabilidade, comercio justo, fair trade, orgânico, consumo local, artesanal, queijos artesanais, entre outros.  A Casa do Produtor e seus parceiros buscam estimular um consumo mais adequado para que o brasil tenha um futuro melhor.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Você também pode gostar de…