Ricota Fresca – Atalaia – 350g (aprox.)

R$11,30

Fora de estoque

SKU: 1.1.000206.01 Categorias: , Tags: , , , , , ,

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Ricota Fresca – Atalaia – 350g (aprox.).

Descrição

Conheça a Ricota Fresca da Atalaia

A Ricota Fresca da Atalaia é queijo mole, super fresco e que possui baixo teor de gordura de origem italiana.

Sua principal diferença para os queijos tradicionais é seu meio de preparo que utiliza a coagulação ácida das proteínas presentes no soro do leite. Isso faz com que este queijo seja constituído predominantemente pela proteína Albumina.

A Ricota Fresca é um queijo firme, porém não sólido, com uma massa fina, úmida e de delicados grãos e não muito salgada. Uma ótima opção para dietas pelo baixo teor de gorduras e alto valor nutritivo.

Sua validade é curta, cerca de 20 dias, por isso deve ser consumida rápida, e sua fração tem cerca de 350g.

Como armazenar a Ricota Fresca?

O Ricota Fresca deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalada. Após aberta, o ideal é consumir em até 1 semana para que ela mantenha suas características originais.

Por ser um produto fresco e úmido, ela pode ser guardada dentro de um pote ou embalada em papel filme plástico.

Como harmonizar a Ricota Fresca?

A Ricota Fresca é um produto extremamente versátil que combina com diversos alimentos. Como amêndoas, chocolate, alho, limão, tomates e muitos outros.

Ela pode ser usada em receitas especiais, inclusive este Ricota Fresca da Atalaia é muito utilizada em diversos grandes restaurantes de São Paulo.

Com vinhos indicamos vinhos tintos super frutados, como Marsellan da Larentis, e vinhos brancos leves como o Sauvignon Blanc.

A história e os benefícios da Ricota Fresca

A história da Ricota Fresca data do início da Idade do Bronze, quando ela era obtida por meio da coagulação do leite espontaneamente.

Apesar de não ser considerado um queijo e sim uma colhada, tanto que o nome ricotta significa cozinhando mais de uma vez, que é a maneira que ela é produzida, sendo cozinhada duas vezes.

Os benefícios da ricota fresca são vários, como:

  • Auxílio de Perda de Peso
  • Reparação do Tecido Muscular
  • Fonte de Vitaminas A, B, D e E.
  • Fortalecimento dos dentes e ossos

Dentro outros vários benefícios que este maravilhoso queijo traz para a sua saúde.

Para saber mais sobre os benefícios da Ricota Fresca acesse esse link.

Onde é produzida a Ricota Fresca?

Localizada a 140km da Capital de São Paulo, em Amparo, a fazenda Atalaia tem mais de 140 anos de história. A propriedade, que pertenceu a Pedro Penteado (presidente do Banco Industrial de Amparo), é datada de 1870 e é um exemplar de cultura, história e arquitetura da época.

As tentativas de usar o espaço para produção de Café foram frustradas com a crise de financeira de 1929, favorecendo o estabelecimento e busca de novos meios de sobrevivência. Em 1940, a propriedade passar a ser administrada pela família Matta, de origem libanesa, que chegou ao Brasil em 1908.

A produção de queijo, hoje a principal ocupação da fazenda, iniciou de modo informal há mais de 20 anos atrás, tocada pelas mãos do casal de mestre-queijeiros Rosana e Paulo Rezende. Com a gestão do casal, a fazenda centenária, passou por uma ressignificação do seu espaço, antigos lugares voltaram à vida para a produção de queijo, turismo rural e educação patrimonial.

O resultado deste esforço é que em 2016 a Fazenda Atalaia criou o primeiro queijo brasileiro premiado com uma medalha de Ouro no World Cheese Awards, evento realizado na Espanha.

A Fazenda Atalaia ajudou a botar São Paulo de volta no roteiro dos melhores queijos do Brasil. Com diversos sabores, dos mais intensos aos mais suaves, cada queijo e produto são uma sensação indescritível. Venha experimentar.

Você também pode gostar de…