Afinal o que é um produto artesanal?
Atualmente milhares de marcas e empresas veiculam e divulgam seus produtos com um termo que chama a atenção do consumidor final, PRODUTO ARTESANAL. Mas o que de fato é um PRODUTO ARTESANAL?
Devido ao aumento da consciência de compra do consumidor, o apoio ao pequeno produtor e a procura por produtos que contenham história e qualidade, as grandes marcas vem adotando a alcunha de “PRODUTO ARTESANAL”. Este termo é veiculado em diversas embalagens tentando conquistar o consumidor e este desejo de consumo crescente.
Segundo a Unesco, o produto artesanal é aquele que um artesão manualmente ou com processos e uso de equipamentos manuais, produz algo que não possua interferência industrial no processo desde o começo até sua embalagem.
Todos os produtos da A Casa do Produtor, são selecionados com diversos critérios a serem seguidos e respeitados, tais como selos de vigilância sanitária, capacidade mínima de produção, produção limitada e exclusiva e, principalmente, PRODUÇÃO ARTESANAL.
O conceito de produto artesanal
Os queijos da Canastra, por exemplo, são queijos onde o queijeiro é a única pessoa envolvida na produção daquele item, desde a ordenha manual do leite até a produção e embalagem do queijo, em alguns casos no fim do dia o próprio produtor que transporta os queijos até o motorista que os conecta com seus clientes.
Para ir um pouco mais a fundo na definição, o PRODUTO ARTESANAL, também é aquele que não possui intermediário em sua cadeia comercial, tais como supermercados, empórios e grandes redes, que tiram vantagem de seu poder de capilaridade comercial impondo prazos e preços ao produtor. Segundo IPI2010 o produtor é de fato ARTESANAL quando ele vende diretamente ao cliente final ou por intermédio de uma associação a qual o PRODUTOR faça parte. No caso dos queijos da Serra da Canastra e queijarias veiculadas pela A Casa do Produtor , todos os produtores precisam estar inscritos na APROCAN, (Associação Produtora do Queijo Canastra) onde possuem regras de vigilância sanitária e padrões de produção seguros e confiáveis que garantem a qualidade do produto final e “padronizam” os meios de produção.
Partindo para o interior de São Paulo, A Casa do Produtor possui produtores de queijo de diversos tipos e propostas. A Queijaria Rima, por exemplo, é uma queijaria especializada em queijos de ovelhas, que em um bom dia conseguem fornecer de 2 a 3 litros de leite, sendo assim uma produção extremamente exclusiva. Desde a ordenha até a produção cada litro é de extrema importância.
Na Capril do Bosque, uma queijaria especializada em queijos de cabra também localizada no interior de São Paulo, a cabra produz diariamente cerca de 5 litros de leite e seu processo de produção é completamente manual.
O acompanhamento, carinho e tempo dedicado são os grandes diferenciais da qualidade do produto artesanal de qualidade. Estes cuidados produzem produtos irreplicáveis, com identidade e originalidade.
Onde encontrar produtos artesanais?
Nós, da A Casa do Produtor, acreditamos que a valorização do ofício é de extrema importância para a sociedade. Acreditamos também que conectando estes produtores com os clientes finais estamos criando pontes entre este mundo e um mundo mais cosmopolita que busca cada vez mais acesso ao saudável e as raízes do nosso país.
Um produto artesanal é muito mais que um alimento. Ele é cultura, ele é inclusão e também uma parte de nossa história e de diversas famílias que desenvolveram técnicas de geração em geração.
Conheça nossos produtores cadastrados e faça parte desta história!
Por: Luis Eduardo Deluqui
2 comentários
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Recebo os e-mails, sou fã do trabalho de vocês, e pelo respeito que tenho, mas também pelo meu conhecimento de mais de 40 anos no que se refere a cabras e ovelhas, seu leite e derivados, deixo aqui meu comentário, para que façam a devida correção:
– no artigo O QUE É UM QUEIJO ARTESANAL, escrito por Herbert em 29 de abril de 2021, ele cita que, A Queijaria Rima, por exemplo, é uma queijaria especializada em queijos de ovelhas que “em um bom dia conseguem fornecer de 7 a 9 litros de leite”. Nem a melhor ovelha do mundo produziria mais que 2 a 3 litros por dia. No caso da raça Lacaune, criada na Cabanha Rima, as melhores podem até atingir esse volume no pico da lactação.
– no que se refere aos queijos de cabra da Heloisa, do Capril do Bosque, tanto o leite por ela produzido, quanto aquele adquirido em criadores, a média de produção por animal/ dia, não ultrapassa 4 a 5 litros, muito eventualmente, em cabras excepcionais, 6 a 7 litros no pico da latação. Portanto, o texto do artigo, informando que a “cabra produz diariamente cerca de 8 litros de leite”, é uma inverdade.
Não é legal um site tão importante como o de vocês, trazer erros assim. Causa, inclusive, mal estar com produtores de leite de vaca, uma vez que muitas vacas não chegam a produzir em volume o mesmo que uma cabra . Mas valores exacerbados, pega mal.
Att
Kiky
Olá Kiky,
Muito obrigado pelas correções que você apontou.
De fato as quantidades estavam erradas em nosso artigo e já foram corrigidas.
Agradecemos seu comentário e sua vigilância.
Cordialmente,
Herbert Gieg