queijo de cabra 1 - blog

Queijo de Cabra – Tudo o que você precisa saber em 5 minutos!

O queijo é um alimento universalmente reconhecido e adorado. É rico em sabor, macio, versátil, delicioso e é uma das melhores comidas afetivas que você irá provar.

Quando as pessoas pensam em queijo, geralmente pensam em variedades tais como cheddar, gorgonzola, muçarela, etc. Enquanto todos estes são queijos deliciosos, há muitas outras variedades a serem escolhidas. De fato, acredita-se que existem mais de 1.800 variedades diferentes de queijo para escolher, cada um oferecendo sabores, aromas e características únicas.

No entanto, um dos queijos mais deliciosos e únicos que você pode experimentar não é derivado do leite de vaca, mas sim de cabras. O queijo de cabra é cremoso, sutil, extremamente versátil, e é um dos queijos mais populares e deliciosos do mundo.

No entanto, o que é exatamente queijo de cabra, como foi descoberto, é bom para você, e com quais receitas você pode usá-lo? Aqui está uma visão detalhada de tudo o que você precisa saber sobre o queijo de cabra. 

O QUE É QUEIJO DE CABRA?

queijo de cabra 5 - blog

O queijo de cabra, como o nome implica, é um queijo derivado do leite de cabra, em vez de vacas como a maioria das outras variedades de queijo.

O queijo de cabra é uma das mais antigas variedades de queijo do mundo, e se você nunca o provou antes, você precisa seriamente fazê-lo porque é divino. 

O queijo de cabra pode ser semelhante ao queijo de leite de vaca comum em termos de aparência e nome, mas difere enormemente em um monte de maneiras diferentes.

O queijo de cabra, comparado ao queijo de leite de vaca, contém muito menos caseína, que é uma proteína do leite de digestão lenta que, quando combinada com enzimas como coalho, ou ácido lático, faz com que o queijo coalhe e endureça. Devido à quantidade reduzida de proteína de caseína no queijo de cabra, ele é muito mais macio do que o queijo derivado de vacas.

Não só é mais macio, mas também contém mais gordura para dar-lhe uma textura mais cremosa. Em termos de sabor, tem uma tangência sutil graças aos ácidos graxos como o ácido cáprico, ácido capróico e ácido caprílico.

O queijo fresco de cabra possui uma cor branca brilhante que adquire uma tonalidade amarela à medida que envelhece e oxida.

HISTÓRIA DO QUEIJO DE CABRA

queijo de cabra 2 - blog

Os caprinos foram um dos primeiros animais que os humanos domesticaram e mantiveram há mais de 9.000 anos.


Em vilarejos do que hoje é conhecido como Irã, os aldeões se reuniam, alimentavam e abrigavam cabras selvagens em troca de carne, leite e couro. As cabras se tornaram uma forma de moeda, eram usadas em cerimônias e rituais religiosos, eram oferecidas como sacrifícios, e muito mais.

Por volta do século 8 D.C., os mouros transportaram cabras para o Vale de Loire na França, onde os fazendeiros franceses usariam o leite para fazer o Chevre, que é o que conhecemos hoje como queijo de cabra.

À medida que mais agricultores e fabricantes de queijo descobriram como o leite de cabra era incrível para fazer queijo, sua popularidade se espalhou não apenas pela França, mas também pela Europa e, eventualmente, por todo o mundo.

Hoje, o queijo de cabra é apreciado em todo o mundo, sendo o leite de cabra utilizado para fazer queijo em enormes instalações de produção em massa, bem como em pequenos negócios artesanais.

BENEFÍCIOS À SAÚDE DO QUEIJO DE CABRA

queijo de cabra 4 - blog

O queijo de cabra não é apenas um saboroso e delicioso, este queijo de pasta mole também é cheio de nutrientes que irão proporcionar uma infinidade de benefícios à saúde daqueles que têm a sorte de consumi-lo.

Veja aqui alguns dos principais benefícios para a saúde do queijo de cabra:

MAIS FÁCIL DE DIGERIR

Um dos benefícios mais importantes para a saúde do queijo de cabra é o fato de ser tão fácil de digerir.

Enquanto o queijo de leite de vaca contém as proteínas de caseína beta A1 e A2, o queijo de cabra contém apenas a proteína caseína beta A2, o que facilita a digestão em comparação ao queijo comum.

PROMOVE A SAÚDE DIGESTIVA

Este queijo não só é mais fácil de digerir, como também é muito mais saudável para o intestino do que outros queijos.

O queijo de cabra é cheio de probióticos saudáveis que ajudam a repor as bactérias boas no intestino e no trato digestivo.

Ter um equilíbrio saudável intestinal significa que sua saúde digestiva irá melhorar, assim como seu sistema imunológico e qualidade de vida em geral.

RICO EM CÁLCIO

O queijo de cabra é rico em cálcio, tornando-o ótimo para os dentes e os ossos.

O cálcio ajuda a fortalecer os ossos e pode ajudar a prevenir a degeneração óssea e condições como doenças ósseas e osteoporose.

RICO EM OUTROS MINERAIS

Além do cálcio, o queijo de cabra também possui diversos outros minerais importantes, incluindo selênio, zinco, ferro, magnésio e potássio.

GRANDE FONTE DE PROTEÍNA

A proteína não é importante apenas para o crescimento e reparo do tecido muscular, ela também é vital para a saúde e função celular.

O queijo de cabra é uma maravilhosa fonte de proteínas e aminoácidos. Uma porção de 30g fornecerá mais de 7g de proteínas.

DIFERENTES TIPOS DE QUEIJOS DE CABRA

Queijo de Cabra – Tudo o que você precisa saber em 5 minutos! - 11

Uma das melhores coisas sobre o queijo de cabra é o fato de que agora existem tantas variedades diferentes para você escolher.

Aqui falamos sobre algumas variedades populares de queijos de cabra no mundo:

GARROTXA

Garrotxa recebe seu nome da Gorge Way, que fica no alto dos Pirineus da Catalunha.

Este queijo de cabra é originário da Catalunha na Espanha e é mais firme do que muitos outros queijos de cabra por aí. Tem um acabamento compacto, é semi-firme, aveludado, com sabores e aromas herbáceos e um final cremoso e leitoso.

BLEU DE BOCAGE

Bleu de Bocage tem sua origem no oeste da França.

Como o nome indica, trata-se de um queijo de cabra azul que foi envelhecido por vários meses. É macio e branco por dentro, com manchas azuis que oferecem aquele sabor inconfundível que se obtém com os queijos azuis.

Não é tão duro como o Stilton, é macio, cremoso e terroso, e tem notas de nozes azedas.

CROTTIN DE CHAVIGNOL

Este queijo de cabra originou-se no Vale de Loire, na França, e é o mais rústico e o mais próximo que se pode chegar dos primeiros queijos de cabra do mundo.

O queijo é macio e cremoso, mas tem um sabor nitidamente picante. À medida que o queijo envelhece, ele se torna mais seco e afiado, com notas e aromas mais complexos. Não tem o cheiro mais agradável, mas tem um sabor absolutamente incrível.

BRUNET

O Brunet é uma variedade de queijo de cabra proveniente do Piemonte, Itália.

Os italianos conhecem seus ingredientes, e isto é especialmente evidente neste fabuloso queijo. É fofo, é macio, é pastoso e é extremamente saboroso.

Se você gosta de queijo de cabra sutil e cremoso com notas terrosas e uma generosa quantidade de doçura, este é o queijo de cabra perfeito para você.

HUMBOLDT FOG

Humboldt Fog é originário do Condado de Humboldt, Califórnia.

Este é um dos principais queijos de cabra da América. Esta espantosa roda de queijo tem um sabor mais limpo e crocante do que outras variedades de queijo de cabra, com notas de limão e cítricas. À medida que envelhece, adquire um sabor mais complexo e terroso.

COMO FAZER QUEIJO DE CABRA

Fazer queijo não é apenas uma habilidade, é uma arte que leva décadas para ser dominada.

Dito isso, se você está pensando em se dedicar à fabricação de queijo e deseja experimentar seu queijo de cabra, aqui está uma breve visão geral de como o queijo é feito e o que você precisa fazer.

  • Pegue uma panela e despeje cuidadosamente em 8 ½ xícaras de leite de cabra fresco, adicione meia xícara de suco de limão, aqueça suavemente até a temperatura atingir 85ºC e depois retire do fogo.
  • Agora, coloque o leite para um lado e deixe-o coalhado e dividido, coberto com uma toalha ou tampa de chá limpa.
  • Após 10 minutos, drenar o líquido que agora já deve ter se separado. Faça isso colocando um pano dentro da panela para pegar os sólidos. Este é um processo lento que levará mais de uma hora.
  • Agora, acrescente sal às coalhadas do queijo e coloque em um molde, ou dê a forma e enrole em um tronco.
  • Coloque o queijo moldado em uma geladeira para esfriar por pelo menos uma hora.
  • Aproveite seu queijo de cabra!

Caso queira mais detalhes de como fazer queijo de cabra, indicamos esse vídeo abaixo.

COMO APRECIAR O QUEIJO DE CABRA

O queijo de cabra é extremamente versátil e pode ser apreciado de muitas maneiras diferentes, e usado em uma variedade de pratos doces e salgados.

Algumas sugestões de maneiras para que você possa desfrutar deste queijo em diferentes tipos pratos e receitas incluem:

  • Em uma tigela de grão
  • Espalhe em bolacha e pães
  • Em cima de uma pizza
  • Marinados com ervas frescas e alho
  • Em sanduíches
  • Em saladas
  • Em uma tábua de queijos
  • Com um belo copo de vinho do porto

RECEITAS SIMPLES E DELICIOSAS DE QUEIJO DE CABRA

queijo-de-cabra-3-blog

Antes de embrulharmos as coisas, aqui estão algumas receitas simples e deliciosas de queijo de cabra para que você possa experimentar.

QUEIJO DE CABRA E CIABATA DE ABOBRINHA

Ingredientes:

  • 1 abobrinha grande cortada em tiras finas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 dente de alho cortado ao meio
  • 75g de queijo de cabra macio
  • Suco e raspas de limão
  • 1 pão ciabata cortada ao meio
  • Folhas de rúcula
  • Folhas de manjericão trituradas
  • Sal e pimenta

Preparo

  • Revestir as fatias de abobrinha em azeite de oliva e grelhar em fogo médio-alto por 2 minutos em ambos os lados.
  • Na mesma panela, tostar sua ciabata e esfregar no pão os dentes de alho.
  • Combine o suco de limão, as raspas, manjericão, sal, pimenta, e azeite de oliva em uma tigela. 
  • Espalhe o seu queijo de cabra no pão, cubra com a abobrinha e as folhas de rúcula, e regue com seu molho de limão.
  • Aproveite!

SALADA DE BETERRABA ASSADA E QUEIJO DE CABRA

Ingredientes: 

  • 250g de beterraba cozida e picada em fatias grossas.
  • Um punhado de folhas de saladas verdes mistas.
  • 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico.
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva.
  • 100g de queijo de cabra cortados em pedaços.
  • 50g de nozes picadas grosseiramente.
  • ½ pepino descascado e cortado em finas fatias.
  • 150g de feijão verde aparado.

Preparo: 

  • Em um forno pré-aquecido, cubra sua beterraba com azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta, e torre por 8 minutos a 180ºC até ficar macia e pegajosa.
  • Leve uma panela de água salgada para ferver e adicione seu feijão verde, cozinhando por 1 minuto, drenando e depois juntando com a beterraba para assar por mais 5 minutos no forno.
  • Adicione o óleo e o vinagre em uma tigela com bastante tempero para fazer o molho. Em seguida, coloque suas folhas mistas e fatias de pepino em uma grande saladeira.
  • Pegue o queijo de cabra e as nozes picadas e coloque-as com a beterraba e o feijão, e torre até o que o queijo amoleça e as nozes fiquem levemente torradas.
  • Agora, combine seus ingredientes assados à sua salada, regue com o molho, dê uma boa chacoalhada em tudo e aproveite esta deliciosa receita de queijo de cabra.

ONDE ENCONTRAR QUEIJO DE CABRA NO BRASIL

queijo de cabra 7 - blog

O Brasil tem se destacado na produção de queijo de cabra com produtores premiados internacionalmente e com produtos de altíssima qualidade.

Com receitas inspiradas nos famosos queijos da França e Itália, e também receitas autorais, os queijos de cabra vem ganhando espaço no mercado nacional com preços variados para qualquer bolso.

Uma das grandes exponentes da produção de queijos de cabra por aqui é a Capril do Bosque. A Heloísa que comanda a produção há mais de 40 anos da queijaria diz que nos últimos anos a procura por este tipo de queijo vem crescendo exponencialmente.

Aqui na A Casa do Produtor você encontra diversos tipos e produtores de queijos de cabra, venha conhecer! Clique no botão abaixo e conheça todos aqui da A Casa do Produtor.

CONHEÇA ALGUNS QUEIJOS DE CABRA BRASILEIROS

Conheça abaixo alguns dos queijos de cabra mais famosos do Brasil.


Conheça mais sobre os queijos de cabra nestes links abaixo (em inglês):

Artigos Relacionados

Deixe um comentário