Tudo fica melhor com Mel - por Juliana Libera - 7

Tudo fica melhor com Mel – por Juliana Libera

Por: Juliana Fava Della Libera

O que é o mel?

Do que é feito o mel?

Como o mel é produzido?

São perguntas que recebemos frequentemente e suas respostas são fascinantes. Tá certo, somos suspeitos, afinal nós da Casa Roncador somos apaixonados por abelhas e por mel, mas acho que após ler esse texto você vai concordar conosco.

As abelhas vivem em colônias de aproximadamente 50.000 indivíduos, e seu trabalho é dividido como um grande organismo vivo, interconectado. Existe apenas uma abelha rainha, responsável pela reprodução, e uma certa quantidade de zangões, os machos, que fecundam a rainha. 

Todo o restante da população é formada por abelhas operárias. São elas as responsáveis pela produção do mel.

E essa produção é compartilhada. As abelhas operárias chamadas forrageiras voam em busca do néctar e do pólen das plantas. O néctar é a principal matéria prima do mel. O pólen é uma importante fonte de proteína que fará parte da alimentação das abelhas e também ficará estocado nos favos da colônia.

Nesses vôos em busca de alimento as abelhas cumprem sua mais bonita e importante função no ecossistema: a polinização. Voando de flor em flor, elas distribuem pólen e assim viabilizam a reprodução das plantas. Você sabia que as abelhas são responsáveis pela polinização de aproximadamente 70% das espécies de plantas existentes? Sem elas grande parte dos alimentos que consumimos simplesmente não existiria. Por isso a preservação das abelhas é tão fundamental.

Mas voltando ao mel… Quando retornam à colmeia as forrageiras transferem o néctar coletado para outras abelhas, de boca em boca mesmo, para que a ação de enzimas presentes em seus estômagos comece transformar aquele néctar em mel. Feito esse processo, o líquido é depositado no favo para amadurecer, ou seja, perder umidade e se tornar viscoso. Ele vai apurando devido ao calor e ao movimento constante das asas das abelhas, que acabam abanando o mel! Quando sentem que está pronto, elas selam o favo para estocar.

Imagina que quando você come um favo de mel, está em contato com um alimento intocado,  colocado ali pelas abelhas, sem nenhuma interferência humana ou processamento. Não falei que era fascinante?

Além da beleza do processo, tem a riqueza do produto. O mel não serve apenas para substituir o açúcar e adoçar as preparações. O mel é um alimento. Nutritivo, repleto de vitaminas, minerais, antioxidantes. Tem propriedades antiinflamatórias e antibióticas, por isso é um aliado importante da imunidade. Tido por muitos como o alimento mais completo da natureza. E delicioso.

O mel orgânico de acácia da Casa Roncador é todo produzido em nossa fazenda, em apiários distribuídos por florestas com muitas nascentes de água, protegidas da interferência de pesticidas ou agrotóxicos, para preservar a pureza do produto e a saúde das abelhas. É nosso compromisso de cuidado com elas e com você.

O sabor do mel de acácia é suave, com notas delicadas de caramelo. Você vai perceber que ele é leve e perfeito pra quem gosta de doce não tão doce.

Seu uso é muito versátil, em preparações doces ou salgadas, do molho da salada à sobremesa. De colherada ou fazendo par com uma deliciosa fatia de queijo. Só soltar a criatividade. Em nossa opinião tudo fica #melhorcommel.

Conheça :

[team_member img=”3205″ style=”vertical” name=”Juliana Fava Della Libera” title=”casa roncador” icon_style=”small” instagram=”http://instagram.com/carlomcaruso” image_height=”100%” image_width=”15″ image_radius=”100″ text_align=”left”]

[/team_member]

Artigos Relacionados

Deixe um comentário