pastrami - afinal, o que é

AFINAL, O QUE É PASTRAMI?

O QUE É PASTRAMI?

Pastrami é uma iguaria de charcutaria originária da culinária judaica. Consiste em carne bovina, geralmente peito, curada em salmoura, temperada com especiarias e defumada. O processo de preparação do pastrami é trabalhoso e pode levar vários dias.

A carne utilizada para fazer pastrami é geralmente cortada do peito, que é uma parte do boi que é rica em colágeno e gordura, o que ajuda a dar a ele sua textura macia e sabor característico. Após a carne ser cortada, ela é imersa em uma solução salgada por vários dias, o que ajuda a amaciar e preservar a carne.

Em seguida, a carne é coberta com uma mistura de especiarias, que pode incluir pimenta preta, alho, coentro, mostarda e páprica. A carne é então defumada por várias horas, o que dá sua cor vermelha-escura característica e sabor defumado.

Ele é frequentemente servido em sanduíches, como o famoso sanduíche de Nova York, onde é colocado entre fatias de pão de centeio com mostarda e picles. Também pode ser usado em outras receitas, como saladas e pizzas.

Embora tenha origem judaica, ele tornou-se popular em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos. A cidade de Nova York é particularmente famosa por seus sanduíches de pastrami, com vários estabelecimentos disputando o título de melhor sanduíche da cidade.

A HISTÓRIA DO PASTRAMI

O pastrami é um prato de charcutaria com uma história fascinante e duas possíveis origens, como mencionado anteriormente. Acredita-se que o prato seja originário da Europa Oriental, em particular da Romênia e da Turquia. Os imigrantes romenos trouxeram o prato para os Estados Unidos no século 19, onde se tornou popular entre a comunidade judaica.

A versão romena deste tipode charcutaria era conhecida como pastrama, enquanto a versão turca era chamada de pastirma. Em ambos os casos, o prato era originalmente uma forma de preservar a carne em épocas de escassez ou quando a refrigeração ainda não era amplamente utilizada. A carne era salgada e seca ao sol, antes de ser fatiada e consumida.

Nos Estados Unidos, ele ganhou popularidade em Nova Iorque no início dos anos 1920, quando os imigrantes romenos começaram a abrir delicatessens na cidade. O prato foi adaptado para o paladar americano e se tornou um ingrediente essencial em sanduíches. Hoje em dia, o pastrami é um prato bastante popular em todo o mundo, sendo frequentemente encontrado em delicatessens e restaurantes especializados em comida judaica.

No Brasil 🇧🇷 , ele começou a ganhar popularidade em meados dos anos 2000, quando pequenos produtores artesanais começaram a produzir o prato em pequena escala. Empresas como a Jais Handmade, localizada em São Paulo, têm sido pioneiras na produção de charcutaria artesanal no Brasil. A qualidade do pastrami brasileiro vem aumentando a cada ano, graças ao uso de técnicas de cura e defumação aprimoradas.

Conheça mais detalhadamente a história.

COMO É FEITO O PASTRAMI?

O pastrami é um prato delicioso e saboroso, com uma técnica de preparação que pode ser descrita como arte culinária. O processo começa com a escolha da carne adequada, geralmente cortes gordurosos de boi, como o deckle, brisket ou navel, que são ideais para o prato.

O primeiro passo na sua preparação é a salmoura, onde os cortes de carne são colocados em um líquido salgado e aromatizado com especiarias, sal e pimenta. Esse processo pode durar de alguns dias a uma semana, dependendo do tamanho do corte de carne. A salmoura não só adiciona sabor à carne, mas também ajuda a amaciá-la e a preservá-la.

Depois que a carne foi salgada, ela é retirada da salmoura e enxaguada para remover o excesso de sal. Em seguida, é coberta com uma mistura de pimenta-do-reino, especiarias e alho, que ajuda a criar o aspecto escurecido e saboroso que é tão característico do pastrami.

Ele é então defumado lentamente em madeira, geralmente por várias horas, até que a carne esteja cozida e tenha uma textura macia e suculenta. A madeira utilizada para defumar pode variar, mas as mais comuns são a madeira de carvalho, faia ou nogueira, que adicionam diferentes sabores e aromas à carne.

Por fim, o pastrami é cortado em fatias finas e servido em sanduíches ou como prato principal em refeições. A textura macia e sabor intenso dele tornam-no um alimento muito versátil, que pode ser apreciado em diferentes receitas.

Pastrami Jais Handmade

DIFERENTES TIPOS DE PASTRAMI

O pastrami é um prato que tem raízes na Europa Oriental e é bastante popular nos Estados Unidos, mas também é apreciado em muitas partes do mundo. Além do tradicional feito com carne de boi, existem outras opções de carnes que podem ser utilizadas para criar diferentes tipos de pastrami. Aqui estão alguns exemplos:

  • Pastrami de carne de cordeiro: é uma variação do prato que é preparada com cortes de cordeiro, geralmente feita com o peito do animal. O processo de preparação é semelhante ao do pastrami de boi, com a carne sendo salgada, temperada e defumada. O resultado é uma carne saborosa e macia com um sabor diferenciado.
  • Pastrami de peru: é uma opção mais saudável e com menos gordura que o pastrami de boi. Ele é feito com cortes de peito de peru que são salgados, temperados e defumados da mesma forma que o pastrami tradicional. O sabor é menos intenso que o pastrami de boi, mas ainda é delicioso.
  • Pastrami vegano: Para aqueles que seguem uma dieta vegana, ele pode ser preparado com proteína vegetal texturizada, como soja ou tempeh. O processo de preparação é semelhante ao do tradicional, com a proteína sendo salgada, temperada e defumada para criar um sabor e textura semelhantes ao pastrami de carne.
  • Pastrami de peixe: é uma opção para aqueles que procuram um prato mais leve e com menos gordura. Ele é feito com filés de peixe, geralmente salmão, que são salgados, temperados e defumados. O sabor é menos intenso que a sua versão de carne, mas ainda assim é delicioso e pode ser uma ótima opção para quem segue uma dieta pescetariana.

QUAL O SABOR DO PASTRAMI?

O pastrami é um tipo de charcutaria que possui um sabor único e marcante. Ele é produzido a partir de cortes selecionados de carne bovina, que passam por um processo de salga, tempero e defumação, resultando em uma textura macia e um sabor característico.

O seu sabor é resultado da combinação de vários elementos. A carne em si possui um sabor suave, que é realçado pelos temperos utilizados no processo de salga e secagem. Os temperos típicos incluem pimenta-do-reino, alho, cravo, mostarda em grãos, louro, coentro e outros condimentos que variam de acordo com a receita.

A sua textura é outro aspecto que contribui para o seu sabor. O processo de defumação é fundamental para deixar a carne macia e suculenta. O defumador é preenchido com madeira de frutas, como macieira ou cerejeira, que dão um sabor levemente adocicado e suave ao prato. Além disso, a umidade e a temperatura controladas permitem que a carne seja cozida lentamente, deixando-a suculenta e macia.

O pastrami tem algumas nuances que o diferenciam de outros tipos de charcutaria. Em comparação com o bacon, por exemplo, ele tem um sabor mais complexo e menos salgado. Ele também é menos gorduroso do que alguns outros tipos de charcutaria, como a pancetta, e tem uma textura mais firme.

Já em relação ao rosbife, o pastrami é mais condimentado e defumado, o que lhe confere um sabor mais intenso e marcante. Ele também tem uma textura mais macia e suculenta do que o rosbife, que pode ser mais seco.

COMO HARMONIZAR O PASTRAMI?

O pastrami é um alimento versátil que pode ser harmonizado com várias bebidas, queijos e outros alimentos. Aqui estão algumas sugestões:

Bebidas:

  • Cervejas: cervejas mais encorpadas como as do estilo porter ou stout, que apresentam notas tostadas, de chocolate e café, harmonizam muito bem com o sabor defumado do pastrami. Cervejas mais leves e refrescantes como as do estilo lager também podem ser boas opções.
  • Vinhos: vinhos tintos como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah podem ser ótimos acompanhamentos para este famoso prato. Eles têm sabores frutados e tânicos que equilibram bem com a gordura da carne. Um vinho branco encorpado como um Chardonnay também pode ser uma boa escolha.
  • Destilados: uísque, especialmente aqueles com sabor defumado, como o scotch, combinam muito bem com o sabor defumado deste tipo de charcutaria. Uma opção mais leve é a vodca.

Queijos:

  • Queijos macios e cremosos como brie e camembert harmonizam muito bem. Eles têm uma textura suave e um sabor suave que equilibram com a intensidade do pastrami.
  • Queijos mais fortes e salgados, como parmesão e cheddar, também podem ser bons acompanhamentos. Eles têm um sabor intenso que pode combinar bem com o sabor forte do pastrami.

Outros alimentos:

  • Pães: um pão macio e levemente adocicado como o pão de centeio é a escolha tradicional para servir com o prato. Também é possível usar pães como ciabatta ou baguete.
  • Condimentos: mostarda amarela ou Dijon, pepinos em conserva e chucrute são condimentos clássicos que podem ser usados ​​para complementar o sabor do pastrami.
  • Saladas: saladas de repolho, de batata ou de maionese são acompanhamentos comuns para os pastrames, trazendo uma textura crocante e fresca para o prato.

Experimente diferentes combinações e encontre a que mais agrada ao seu paladar. O importante é aproveitar o seu sabor incrível e toda a sua versatilidade.

CONHEÇA O PASTRAMI DA JAIS E ALGUNS PRODUTOS QUE VÃO FICAR ÓTIMOS COM ELE:

RECEITAS CLÁSSICAS DE PASTRAMI

O Pastrami pode ser utilizado em diversas receitas, desde lanches até pratos principais. Abaixo estão duas receitas clássicas que utilizam este tradicional e histórico prato:

Reuben Sandwich:

O Reuben Sandwich é um clássico sanduíche americano feito com fatias de Pastrami, queijo suíço, chucrute e molho Thousand Island em pão de centeio. Aqui está a receita:

Ingredientes:

  • 8 fatias de pão de centeio
  • 1/2 xícara de molho Thousand Island
  • 1/2 xícara de chucrute
  • 8 fatias de queijo suíço
  • 1/2 libra de Pastrami fatiado
  • 1/4 xícara de manteiga

Modo de preparo:

  1. Espalhe o molho Thousand Island em 4 fatias de pão de centeio.
  2. Em seguida, coloque uma fatia de queijo suíço em cima do molho em cada fatia de pão.
  3. Adicione uma camada de Pastrami em cima do queijo suíço, seguido por uma camada de chucrute.
  4. Coloque outra fatia de queijo suíço em cima do chucrute.
  5. Cubra com a outra fatia de pão de centeio.
  6. Espalhe a manteiga em ambos os lados do sanduíche.
  7. Aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque o sanduíche na frigideira.
  8. Cozinhe o sanduíche até que o pão esteja dourado e o queijo derretido, cerca de 3-4 minutos de cada lado.

Pastrami Hash:

Pastrami Hash é um prato de café da manhã clássico feito com batatas, cebolas, pimentões e Pastrami. Aqui está a receita:

Ingredientes:

  • 2 batatas médias, descascadas e picadas em cubos pequenos
  • 1 cebola média, picada em cubos pequenos
  • 1 pimentão vermelho médio, picado em cubos pequenos
  • 1/2 libra de Pastrami cortado em cubos pequenos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Opcional: ovos fritos para servir

Modo de preparo:

  1. Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo médio-alto.
  2. Adicione as batatas picadas e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
  3. Adicione a cebola e o pimentão vermelho picados e continue cozinhando por mais 5 minutos.
  4. Adicione o Pastrami cortado em cubos e cozinhe por mais 5-7 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as batatas estejam macias e douradas e o Pastrami esteja quente.
  5. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Sirva quente, com ovos fritos por cima, se desejar.

ONDE ENCONTRAR PASTRAMI

Se você está procurando por Pastrami, uma das opções é visitar a A Casa do Produtor, o maior site de produtos artesanais do Brasil. A plataforma conta com mais de 350 produtos cadastrados e 40 produtores artesanais, e é uma ótima opção para encontrar opções de alimentos e bebidas de alta qualidade, feitos com ingredientes selecionados e técnicas artesanais.

A plataforma é fácil de navegar e permite que você encontre os produtos que deseja com facilidade, através de filtros de busca e categorias de produtos. Além disso, você pode contar com a segurança de adquirir produtos artesanais diretamente dos produtores, garantindo a qualidade e a autenticidade dos produtos.

Não perca a oportunidade de experimentar o Pastrami e outros produtos artesanais da A Casa do Produtor e desfrutar de sabores únicos e deliciosos. Acesse o site e faça sua encomenda agora mesmo!


Artigos Relacionados

Deixe um comentário