aprenda a escolher um bom azeite

COMO ESCOLHER UM BOM AZEITE EXTRA VIRGEM

REAL OU FAKE: NÃO SEJA ENGANADO, NEM TODO AZEITE É BOM

Não seja enganado pelas embalagens! Nem todo Azeite vendido como Extra Virgem é real. 🫒 

Muitos produtores de conhecidas marcas de azeite afirmam que o seu produto é “Extra Virgem”, mas na realidade ele foi diluído com outros óleos vegetais e outros produtos químicos, afetando sua qualidade.

Estamos tão acostumados que muitas vezes não percebemos a diferença, mas comprando estes “azeites” você não terá todos os benefícios do verdadeiro Extra Virgem.

O QUE DEVO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA ESCOLHER UM BOM AZEITE?

Então como dizer se um Azeite é 100% autêntico? Veja estas dicas:

1 – Cheire e Experimente

O verdadeiro azeite cheira fresco, como grama e frutas. Evite os que não tenham nenhum odor, cheirem a mofo ou rançoso. Outro sinal é o sabor, um bom azeite tem sabor  levemente amargo e picante (que você pode sentir no fundo da sua garganta).

2 – Data do Lote

A data do lote é diferente da data de validade. Procure no rótulo por “data do lote”, “data do envazamento” ou “data da colheita” que seja mais próxima da data atual. Azeite bom é azeite FRESCO!

3 – Preste atenção como ele foi envasado

O Azeite deve ser envasado em um local escuro e fresco pois o bom azeite é inimigo do calor e sol. Evite garrafas de plástico.

4 – Leia atentamente

Só porque o azeite diz que foi envasado em certa região, não significa que as olivas desta região. Ele pode ter sido feito em diferentes regiões e embalado no local indicado. Evite termos como: puro, light ou óleo de oliva, estes podem indicar que ele foi quimicamente refinado.

5 – Preço

Os azeite de primeira prensa são os mais ricos em polifenóis saudáveis, porém o óleo que sai das azeitonas vem em quantidade reduzida e o preço costuma ser um pouco mais alto. Evite as “pechinchas”, provavelmente você estará comprando um produto de menor qualidade.

Por último, sempre indicamos Azeites artesanais produzidos por produtores locais. Lembrem-se quanto mais frescos melhores os azeites.

(Faremos um texto sobre a acidez em breve, fiquem ligados)

Conheça nossa linha de azeites aqui na A Casa do Produtor!

CONHEÇA ALGUNS AZEITES BRASILEIROS:

Mais informações link abaixo

Conheça mais sobre Azeites.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

One Comment