E aquele queijo? – Volume 1 – Azul de Bofete – Bela Fazenda
E aquele queijo? – Volume 1 – Azul de Bofete – Bela Fazenda
CONHEÇA O AZUL DE BOFETE
Nesta edição da séria escrita “E aquele queijo?” da A Casa do Produtor, apresentamos o queijo Azul de Bofete.
O Azul de Bofete é um queijo azul produzido pela Bela Fazenda. Uma queijaria fundada em 2017 pela Carolina Bittencourt, veterinária de formação, que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos. Localizada na cidade de Bofete, na região Oeste do Estado, a 198 da capital de São Paulo.
A produção da queijaria, fazenda Supresa, destaca-se pelo uso de leite cru de vacas Jersey alimentadas a pasto em sua produção e fermentados naturalmente com kefir.
O Azul de Bofete foi o primeiro queijo produzido pela queijaria. Ele é um queijo de massa mole, não prensada, cremoso por dentro. Nele é adicionado o fungo penicillium roqueforti, que é cultivado em um pão de fermentação natural em condições ideais que é posteriormente adicionado no leite para que este seja inoculado com os esporos.
Este queijo tem uma maturação de por volta de 60 dias, que é realizada nas cavernas da queijaria. Com apenas 7 dias de maturação já é possível observar a formação da casca mofada no queijo, e é neste momento que é necessária a realização de furos no queijo para que o oxigênio entre dentro da massa do queijo e permita a proliferação dos fungos penicillium roqueforti no interior.
O resultado deste processo é um queijo azul de massa macia, sabor suave e intenso ao mesmo tempo. É possível notar o sabor do creme fresco e leve amargor característico dos queijos que levam este tipo de mofo na massa.
Sua casca mofada pode ser consumida normalmente, mas uma sugestão de consumo é retirar a tampa desta casca para que o interior do queijo possa ser consumido com uma colher ou até espalhada com o auxílio de uma faca em um pão, por exemplo.
Outro jeito delicioso de consumir este queijo é colocar um favo de mel por cima e deixar o mel escorrer pelo queijo. O contraste do sabor adocicado do mel com o amargor característico do Azul de Bofete transforma esta combinação em algo surpreendente.
O Azul de Bofete é um queijo que harmoniza muito bem com vinhos mais doces e menos tânicos. Vinhos do Porto costumam combinar muito bem com queijos azuis, minha indicação é um belo Chardonnay.
Gostou?
Conheça este queijo e muitos outros na A Casa do Produtor. Uma plataforma que conecta o produtor artesanal com você e tem como missão desenvolver e democratizar o consumo destes produtos por meio de um comércio justo e colaborativo.
COMBINA MUITO BEM COM:
-
Coalhada Seca (ovelha) – Queijaria Rima – 200g
-
Fondue Artesanal – Atalaia – 500g (aprox.)
-
Manteiga Artesanal – Pé do Morro – 200g
-
Manteiga de Alho Negro – Jais Handmade – 180g
-
Manteiga de Sálvia e Flor de Sal – Jais Handmade – 180g
-
Queijo Ambrósio (leite de búfala) – Santa Helena – 350g (aprox.)
-
Queijo Araritaguaba – Queijaria Rima – 200g (aprox.)
-
Queijo Avecuia (ovelha) – Queijaria Rima – 150g
-
Queijo Azul Britânia – Bela Fazenda – 200g (aprox.)
Por: Carlo Caruso