Queijo Azul do Bofete – Bela Fazenda – 300g (aprox.)
R$76,50
Fora de estoque
Descrição do Produto
Conheça o Queijo Azul do Bofete da Bela Fazenda
O Queijo Azul do Bofete é daqueles que irá fazer você rever tudo que sempre pensou sobre os queijos azuis.
Ele é um queijo que mistura sensações intensas e suaves ao mesmo tempo na boca. O leve amargor característico dos queijos azuis, com a suavidades do creme fresco usado na sua produção, tornam este produto algo de outro mundo.
Sua massa é macia e em alguns momentos tão cremosa que pode até ser consumida com uma colher. Já a sua casca é mofada por influencia dos mofos azuis aplicados na produção.
Na boca, sua textura é similar a uma manteiga. Sua maturação de cerca de 30 dias criar odores marcantes porém não fortes.
O queijo Azul do Bofete é comercializado em peças redondas pesando em torno 300 g.
Como consumir o queijo Azul do Bofete?
O Queijo Azul do Bofete pode ser consumido como aperitivo, seu sabor será o destaque da sua tábua de queijos, ou até em lascas na salada junto com nozes, mel e frutas secas. Aliás, o mel e este queijo combinam perfeitamente.
Indicamos muito experimentar ele com um belo Mel Cremoso da Casa Roncador.
Para combinar com bebidas o ideal é a harmonização por contraste. Este tipo de harmonização tem como objetivo equilibrar o sabor salgado e intenso do Queijo Azul do Bofete com a doçura do vinho ou cerveja, proporcionando uma experiência incrível nos seus sentidos.
Com vinhos indicamos os de sobremesa como o vinho do Porto e para vinhos tinto procure os secos de uvas mais encorpadas como o Malbec ou Cabernet Sauvignon. Não deixe de conhecer nossos vinhos neste link aqui.
Para cervejas este queijo pede as que tenham uma boa estrutura para equilibrar o seu sabor. Alguns estilos que irão harmonizar super bem são os: Belgian Strong Ale, Porter, Stout, Strong Golden Ale e Tripel.
Não deixe de conhecer nossa cervejas neste link aqui.
Quer um guia fácil de harmonização de queijos e vinhos? Acesse este link aqui.
Como armazenar o queijo Azul do Bofete?
O queijo Azul do Bofete deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.
O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível.
Os benefícios dos queijos de mofo azul
Diz a lenda que o queijo azul foi descoberto por acidente quando um queijo esquecido dentro de uma caverna foi “contaminado” com o mofo do pão que também tinha sido esquecido por lá.
Sua produção evoluiu com o tempo e hoje tornou-se sofisticada. Os queijeiros especialistas nesta arte usam culturas de bactérias que convertem o açúcar do leite em ácido láctico e, mais importante, usam o extratos de mofos como o famoso Penicillium roqueforti.
Independente da origem, hoje sabemos dos surpreendentes benefícios que este tipo de queijo traz para a nossa saúde. Alguns destes são:
- Evita a osteoporose: os queijos azuis são ricos em cálcio, até se comparados com outros queijos, o que ajuda na saúde dos ossos.
- Prevenção da Obesidade: o consumo de queijos azuis ajuda no controle da gordura visceral.
- Saúde do Coração: este tipo de queijo possui um composto chamado de espermidina que atrasa o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, o queijo azul é uma ótima fonte de proteína e uma também de:
- Fósforo
- Selênio
- Riboflavina
Para saber mais sobre os benefícios do queijo azul acesse esse link.
Onde é produzido o queijo Azul do Bofete?
A queijaria fundada em 2017 por Carolina Vilhena, veterinária de formação que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos, está localizada na cidade de Bofete, na região Oeste de São Paulo, a 198km da capital. Ávida pesquisadora, a queijeira trabalha com leite de vacas Jersey da sua própria criação e fabrica queijos de leite cru fermentados com kefir.
A Bela Fazenda é um sonho realizado pela Carolina que, após se formar, não aguentava mais as saudades da vida da fazenda. Em 2015, após uma viagem para Itália, decidiu dar o primeiro passo em rumo ao seu projeto, concluindo diversos cursos e imersões em grandes produtores do mundo. Em 2017, iniciou a produção na fazenda Supresa na cidade de Bofete.
O mundo agora é pequeno para a Bela Fazenda, que agora já é consagrada como um dos maiores e melhores produtores de queijos artesanais do Brasil.
Claudio Viola (comprador verificado) –
Alexandre (comprador verificado) –
Ótimo
MARIA JOSE ARANTES BRAGA (comprador verificado) –
Adriana Nogueira Franco (comprador verificado) –
Melhor do que eu imaginei.
Luisa V. (comprador verificado) –
Ligia Sumida (comprador verificado) –
Fabio Pinheiro (comprador verificado) –
Luiz Antonio Cadavez (comprador verificado) –
Kiyomi Muramoto (comprador verificado) –
O queijo estava passado. Tinha mofa vermelha.