Queijo Maratimba (leite de ovelha e vaca) – Queijaria Rima – 250g (aprox.)

R$42,00

Em estoque

SKU: 1.1.000018.01 Categorias: , Tags: , ,

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Maratimba (leite de ovelha e vaca) – Queijaria Rima – 250g (aprox.).

Descrição

Conheça o queijo Maratimba

O queijo Maratimba é produzido pela queijaria Rima na cidade de Porto Feliz no interior de São Paulo.

Ele é produzido com um mix de leite de ovelha e vaca da própria fazenda que é comandada pelo produtor Ricardo e sua mulher Maria Clara.

A mistura de leites na produção do queijo Maratimba dá ao queijo característica de ambos os tipos de leite. Uma mistura da suavidade, delicadeza e sabor adocicado do leite de ovelha com a intensidade, sabor e consistência do leite de vaca.

A palavra Maratimba tem significado histórico. Na linguagem Tupi ela significa “a mistura de branco com índio”, uma brincadeira com as misturas do leite deste queijo tão delicioso.

Para sua produção são utilizadas partes iguais de leite de vaca e ovelha (meio a meio), que dá ao queijo um ótimo derretimento. Perfeito para ser utilizado em lanches, ou na chapa.

Sua maturação é curta o que da certa maciez ao queijo.

Como este queijo leva leite de vaca na produção, o ideal é que os intolerantes à lactose fiquem de olho!

Como consumir o queijo Maratimba

O Maratimba é um queijo de derrete muito bem e pode ser utilizado em lanches, hambúrgueres e até em pizza (sim!!). Seu ponto de derretimento é baixo comparado com outros queijos de ovelha.

Para harmonizar com alimentos indicamos geleias de mais presente, como a geleia de cebola da La Ferme Moderne, ou com patês e charcutaria que irão contrastar o sabor do queijo, nossa indicação aqui é o Mettwurst da Salumeria Mayer.

A harmonização com vinhos deve ser feita com vinhos suaves brancos ou tintos para que não se perca o sabor do queijo na degustação. Indicamos a uva Sauvignon Blanc, por exemplo. Não deixe de conferir os vinhos da Larentis.

Como armazenar o seu queijo Maratimba

Após consumir o seu queijo Maratimba indicamos embalar ele em papel filme plástico (Magipack, por exemplo), retirando o máximo de ar possível de dentro do queijo e guardar ele na sua geladeira na área de vegetais (menos frio) para que você possa consumir ele durante bastante tempo.

O ar costuma ser o inimigo destes queijos e pode secar a casca caso ele não seja bem guardado, vale a pena guardar certinho!

Quer saber mais como armazenar cada tipo de queijo, dá uma olhada neste link.

Onde o queijo Maratimba é produzido?

Com a chegada do primeiro filho, Maria Clara e Ricardo passaram a questionar sobre a vida que levavam na cidade grande. Com vontade de viver do campo, com mais contato com a natureza, e de produzir alimentos de forma consciente e sustentável, em 2016 tiveram a ideia de produzir queijos de ovelha.

Após passarem dois meses na Europa estudando e conhecendo as tradicionais produções de leite e queijo de ovelha, voltaram para o Brasil e, em Porto Feliz, iniciaram o sonho de se despedirem da cidade.

O queijo de ovelha é conhecido por ser de rápida digestão, fonte de proteína e vitaminas e ótimo para controle da pressão arterial. Uma ótima opção para pessoas com intolerância a lactose.

A Queijaria Rima é especialista na produção de queijos de ovelha, sendo considerada uma das melhores do Brasil. Seus produtos são inovadores, respeitando o meio ambiente e todos os ciclos do animais.

A queijaria Rima faz parte do Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Um grupo das mais renomadas queijarias artesanais de São Paulo que tem como objetivo valorizar a produção queijeira de São Paulo e mostrar aos paulistas e ao Brasil que queijo bom não precisa vir de fora.

A produção queijeira de São Paulo, diferente de outros estados que visam uma produção mais tradicional, vem se destacando pela a inovação e pelas novas receitas.

Estes produtores, inclusive a queijaria Rima, são responsáveis pela luta constante do setor para a adaptação das leis para a realidade da produção artesanal e também nas melhorias dos procedimentos hoje existentes.

Você também pode gostar de…