Artelatte

/ / Artelatte
ArtelatteVenda Nova do Imigrante – ES

Artelatte

Venda Nova do Imigrante – ES

O Artelatte, é um pequeno Laticínio, que começou com a motivação de fazer um queijo de qualidade gourmet no Espírito Santo. O projeto já tem cinco anos e a proposta era fazer um queijo diferente, já que a maioria dos laticínios da região fazem o queijo minas! A história começou de uma brincadeira, com uma quantidade de 30 litros por dia, fazendo queijos caseiros. Com o crescimento do interesse, foi realizada uma reforma da casa com a transformação de uma parte dela em lacticínio com câmaras frias e locais para a cura dos queijos.

Amedeo, um dos sócios do projeto, é italiano e formado em Biologia, conheceu o Brasil (e se apaixonou) a partir da amizade de seu pai e Francesco, seu atual sócio no projeto. Em busca do seu sonho, largou sua vida na Itália para mudar definitivamente para o Brasil e colocar em prática o projeto.

Qualidade

A busca constante por melhores fornecedores de leite para sempre oferecer o melhor produto

Conexão Itália e Brasil

Técnicas e conhecimentos de produção italianos aplicados na produção artesanal brasileira.

Região

Espírito Santo

Quando falamos de regiões produtoras do Brasil sempre pensamos nas regiões mais conhecidas como o interior de São Paulo ou a região de Minas Gerais, já conhecidas pela sua produção de produtos artesanais. Esquecemos as vezes de regiões menos conhecidas como a região do Espírito Santo.

O Espírito Santo vem ganhando importância no cenário artesanal nacional, antes mais conhecida pela produção do queijos minas frescal esta região vem se destacando nos últimos anos na produção de queijos maturados e diversos outros produtos. Influenciados em grande parte pela sua crescente comunidade alemã e pomerana.

O clima da região das montanhas, a 2 horas da capital Vitória, é muito semelhante ao encontrado na Europa. Neste local além dos queijos, são produzidos morangos, café e leite. O leite que é considerado o de melhor qualidade da região e resulta em produtos de extrema qualidade e sabor característico do terroir.

O Espírito Santo é uma região em evolução que promete ganhar destaque no país.