Queijo Cuesta Azul – Pardinho Artesanal – 320g (aprox.)

R$80,00

Em estoque

SKU: 1.1.000053.01 Categorias: , Tags: , ,

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Cuesta Azul – Pardinho Artesanal – 320g (aprox.).

Descrição

Conheça o queijo Cuesta Azul da Pardinho

O queijo Cuesta Azul da Pardinho segue um processo de produção semelhante ao do queijo Cuesta porem com um toque de mofo azul que lhe traz características únicas e sabores mais complexos.

Para aqueles que apreciam queijos da família dos “Azuis”, o equilíbrio preciso entre seu mofo externo e interno, em harmonia perfeita com a massa produzida a partir do blend de leites, garante ao queijo Cuesta Azul um sabor único e inédito.

Com seu processo de maturação em caves, o queijo demonstra toda sua complexidade de sabor, após afinado por 4 meses, muito mais do que o que se costuma encontrar nesta família de queijos.

O queijo fez tanto sucesso que foi premiado diversas vezes:

🥇 IV Prêmio Queijo Brasil
🥉 III Prêmio Queijo Brasil
🥇 II Prêmio Queijo Brasil

O Cuesta Azul assim como outros queijos da Pardinho são feitos na fazenda que está localizada a 960m de altitude, que reúne condições climáticas e ambientais que desenvolvem um terroir  único.

O leite utilizado na sua produção é de vacas da raça Gir, raça zebuína de aptidão leiteira, que é originária da Índia. O leite desta raça possui características únicas, tanto sensoriais quanto nutritivas.

Estes dois fatores aliados a excelência e qualidade na produção criam um produto completamente diferenciado e premiado internacionalmente.

Quer conhecer outros produtos da Pardinho, clique aqui.

Como consumir o queijo Cuesta Azul?

Para melhor experiencia recomendamos retirar de refrigeração o Queijo Cuesta Azul de 30 a 40 minutos antes do consumo.

Ele é ideal para consumo em tábuas de frios compondo-a com outros itens em cortes em fatias finas e também na composição de pratos quentes e frios como risotos ou molhos de carne. Quer uma receita de risoto com Cuesta Azul? Clica aqui.

Em pratos frios uma ótima opção é juntar o Cuesta Azul ralado  com uma salada de folhas e uma redução de balsâmico.

Para combinar com bebidas o ideal é a harmonização por contraste. Este tipo de harmonização tem como objetivo equilibrar o sabor salgado e intenso do Cuesta Azul com a doçura do vinho ou cerveja, proporcionando uma experiência incrível nos seus sentidos.

Com vinhos indicamos vinhos de sobremesa como o vinho do Porto e para vinhos tinto secos de uvas mais encorpadas como o Malbec ou Cabernet Sauvignon. Não deixe de conhecer nossos vinhos neste link aqui.

Já para cervejas este queijo pede uma que tenha uma boa estrutura para equilibrar o seu sabor. Alguns estilos que irão harmonizar super bem são: Belgian Strong Ale, Porter, Stout, Strong Golden Ale e  Tripel.

Não deixe de conhecer nossa cervejas neste link aqui.

Como armazenar o Cuesta Azul?

O queijo Cuesta Azul deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.

Os benefícios dos queijos de mofo Azul

Reza a lenda que o queijo azul foi descoberto por acidente quando um queijo esquecido dentro de uma caverna foi “contaminado” com o mofo de pão esquecido por lá também.

Sua produção evoluiu com o tempo e hoje se tornou sofisticada. Os queijeiros especialistas usam culturas de bactérias que convertem o açúcar do leite em ácido láctico e, mais importante, usam o extratos de mofo como o famoso Penicillium roqueforti.

Independente da origem, hoje já se sabe dos surpreendentes benefícios para saúde que ele traz para a nossa saúde. Tais como:

  • Evita a osteoporose: os queijos azuis são ricos em cálcio, até se comparados com outros queijos, o que ajuda na saúde dos ossos.
  • Prevenção da Obesidade: o consumo de queijos azuis ajuda no controle da gordura visceral.
  • Saúde do Coração: este tipo de queijo possui um composto chamado de espermidina que atrasa o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, o queijo azul é uma ótima fonte de proteína e uma ótima fonte de:

  • Fósforo
  • Selênio
  • Riboflavina

Para saber mais sobre os benefícios do queijo azul acesse esse link.

Onde é produzido o Cuesta Azul?

Quando Bento Sodré iniciou a produção de queijo em suas terras nunca imaginou a proporção e importância que a Pardinho e seus queijos teriam dentro do Brasil e do mundo.

Os diferenciais dos produtos da Pardinho Artesanal são muitos.

Começa pela localização da fazenda a 960m de altitude, que reúne condições singulares climáticas e ambientais. As vaquinhas, além de livres, são todas Gir, raça zebuína com aptidão leiteira, que é originária da Índia. O leite desta raça possui características únicas, tanto sensoriais quanto nutritivas.

Estes dois fatores aliados a excelência e qualidade na produção criam um produto completamente diferenciado e premiado internacionalmente.

Hoje a Pardinho Artesanal é um dos produtores mais premiados e reconhecidos de queijos artesanais no Brasil e no mundo com diversas premiações internacionais.

 

 

Você também pode gostar de…