Queijo Granito – Pé do Morro – 230g (aprox.)

R$39,00

Apenas 3 em estoque

Como é este queijo?

Atributos do delicioso Queijo Granito – Pé do Morro – 230g (aprox.).

Descrição

Conheça o Queijo Granito da Pé do Morro

Gosta de queijos de casca mofada? Aqueles bem rústicos e deliciosos? Então o queijo Granito é o seu queijo para hoje.

Feito em Cabreúva pelo mestre queijeiro Érico da Pé do Morro, aos pés da Serra do Japi, este é um queijo de sabor suave e complexo. Feito à partir da receita do Queijo Piá, que tem a casca lavada, o queijo Granito não tem a casca lavada que leva ele a ter uma casca coberta de mofos selvagens e naturais.

Por não passar por um processo de lavagem a casca deste maravilhoso queijo precisa de mais cuidados para que o mofo posso brotar de maneira uniforme. Este processo traz ao queijo uma consistência macia, com pouca acidez  e sabor suave.

No aroma, ao abrir o queijo Granito, é possível sentir o cheiro da fazenda, do curral, influenciados pelo leite do gado da Pé do Morro. No sabor, a suavidade de um queijo maturado na caverna de sabor lácteo e complexo. Uma experiência que indicamos a todos apreciadores de bons queijos.

O Queijo Granito vem em peças de aproximadamente 230g.

Como consumir o queijo Granito?

Para consumir o queijo Granito indicamos retirar ele da geladeira cerca 20 minutos antes do consumo, assim ele terá a textura e sabor ideal para que você possa aproveita esta maravilha.

Uma dica é aproveita o sabor suave e de pouca acidez deste queijo para complementar tábuas de queijos e aperitivos. Ele cai muito bem com alimentos frutados e com leve acidez, como frutas, oleaginosas e fica uma maravilha com saladas bem elaboradas.

Para harmonização com vinhos devemos pensar na sensação que este queijo traz ao paladar e buscar a combinação ideal. Indicamos aqui vinhos de baixa acidez e de sabor mais suaves, vinhos de sabor muito forte irão esconder o queijo.

Prefira vinhos tintos das uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Zinfandel. Para brancos busque os seguintes: Marsanne, Roussanne, Grenache Blanc, Gewürztraminer, Pinot Gris, Viognier,  Torrontes e Sémillon.

Para cervejas busque as mais suaves, com baixa acidez e aqui algumas frutadas funcionam muito bem o queijo Granito.

Não deixe de conhecer nossas opções de vinhos brasileiros e artesanais, para isso clique nesse link aqui.

Como armazenar o queijo Granito?

O queijo Granito deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.

O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos em outras ocasiões.

Alguns queijos maturados resistem melhor fora da geladeira, desde que sejam armazenados em ambientes de temperatura controlada. Não esqueça de colocar um pano (ou proteção em cima) para evitar que moscas e outros insetos pousem em seu queijos.

Os benefícios do consumo de queijo

O consumo de queijo traz uma série de benefícios para o seu corpo, você sabe quais são?

Selecionamos 5 benefícios que com certeza trarão muitas melhoras para sua saúde:

  • Ajuda no emagrecimento: rico em proteínas, o consumo de queijos ajuda a trazer sensação de saciedade.
  • Prevenção de Câncer no Estômago: a digestão do queijo forma o butirato no estômago, que facilita o trabalho e a diferenciação das células.
  • Redução do Colesterol:  ingestão de queijo ajuda a regular o funcionamento do intestino e fornece butirato, essencial para o funcionamento das células intestinais.
  • Regula o trânsito intestinal: queijos possuem um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal.
  • Fortalecimento de ossos e dentes: o queijo, assim como o leite, é rico em cálcio que ajuda a fortalecer os ossos, evitando a osteoporose.

E aí? Vamos incluir queijos na sua dieta!

Não deixe de conhecer nossa sessão de queijos, para isso clique aqui.

Para conhecer todos os benefícios do consumo do queijo, clique aqui.

Onde é produzido o queijo Granito?

O Pé do Morro nasceu de uma inquietação de Érico Kolye. Uma ideia que ele já guardava e maturava há anos.

Cansado da vida no escritório, ele sentiu a necessidade de experimentar novas formas de trabalho e um novo jeito de viver. Então em 2015 abandonou a sua carreira e foi em busca de conhecimento, experiência e principalmente inspiração para a nova fase da sua vida.

Na Alemanha e na Suíça ele aprendeu os segredos dos queijos alpinos e camembert, que tornaram-se a base dos queijos da Pé do Morro.

Hoje, com Érico dedicado integralmente, o projeto situa-se em uma pequena propriedade rural em Cabreúva, no alto da serra do Japi, onde são produzidos queijos e vinhos de maneira orgânica com tudo que a natureza o solo oferecem.

A Pé do Morro busca sua identidade própria respeitando as condições locais e naturais da Serra do Japi e sempre buscando desenvolvimento das pessoas e do lugar onde estão.

Conheça todos os produtos da Pé do Morro neste link.

Você também pode gostar de…