Queijo Pai do Mato – Santa Helena – 300g (aprox.)
R$96,00
Fora de estoque
Descrição do Produto
Conheça o queijo Pai do Mato
Gosta de queijos maturados? Então o queijo Pai do Mato é a escolha certa!
Feito de leite de búfala pela Fazenda Santa Helena, referência na produção de queijos de búfala, o queijo Pai do Mato possui um gosto suave, característico deste tipo de leite, presente e levemente terroso devido a sua maturação de cerca de 2 meses.
De massa crua e textura levemente amanteigada, devido a gordura do leite de búfala, o queijo Pai do Mato se desmancha rapidamente na boca, se transformando em uma massa uniforme e de sabor levemente adocicado.
Sua maturação ocorre junto com mofos naturais da região em que é produzido, dando características únicas e irreplicáveis a este pedaço de alegria em formato de queijo. Sua casca é coberta com cinzas vegetais (comestíveis) que tem como objetivo estimular a formação de certos mofos no queijo e permitir que ele ganhe complexidade e personalidade em menos tempo.
A peça do queijo Pai do Mato vem com aproximadamente 300g. O tamanho ideal para você degustar este queijo sem culpa!
Como consumir o queijo Pai do Mato?
O queijo Pai do Mato é um queijo que pode ser harmonizado com diversos tipos de comidas e bebidas. Abaixo damos algumas dicas para ampliar sua experiência sensorial.
Para comidas este produto é versátil e pode ser utilizado em receitas, tábuas e para consumo no dia-a-dia. Ele costuma combinar muito com mel e com nozes (fica a dica!).
Os queijos de búfala, mesmo os maturados, tem certo grau de dulçor e por isso costumam harmonizar bem com vinhos que tenham também notas de dulçor e teor de álcool acima dos 12%. Uvas como a Sauvignon Blanc e Chardonnay, para os brancos, e Carmenere, Merlot e Syrah, para os tintos, tendem a entrar em harmonia com o queijo.
Conheça nossos rótulos de vinhos brasileiros artesanais aqui.
Para cervejas o indicado são as menos encorpadas como as do estilo Lager.
Conheça nossas cervejas neste link aqui.
Como conversar o queijo Pai do Mato
O queijo Pai do Mato deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.
O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos em outras ocasiões.
Benefícios do Leite de Búfala e seus Derivados
O leite de búfala e seus derivados são uma ótima opção ao tradicional leite de vaca.
Alguns dos benefícios são:
- Saúde do Coração: com altas quantidades de cálcio ele ajuda a reduzir o risco de hipertensão.
- Força dos ossos: além do cálcio, este leite é rico em cobre, magnésio, fósforo e zinco que ajudam no fortalecimento dos ossos.
- Regulação da pressão sanguínea: com boa quantidade de potássio, que age com uma vasodilatador, ele ajuda na circulação.
- Fonte de proteínas: para quem procura um aumento de massa muscular este é o tipo de leite certo, com mais proteína que o leite de vaca.
- Saúde da Pele: com diversos anti oxidantes e vitaminas o leite de búfala pode fazer maravilhas para a sua pele.
O que você está esperando? Aproveite para conhecer as maravilhas do leite de búfala e seus derivados.
Para mais informações acesse esse link aqui.
Onde é produzido o queijo Pai do Mato?
A história com as meninas, como o próprio queijeiro Pedro Paulo Delgado chama o seu rebanho de búfalas, começou em 1998 com a venda de leite para um laticínio na região do Vale do Ribeira.
Em 2002, com a extinção do cliente, passou a dedicar-se à produção de mozzarella fresca em bolas que hoje conhecemos como Queijo de Búfala Crema para aproveitar a produção leiteira de sua fazenda em Sete Barras.
O sucesso foi imediato: a procura pela bola de queijo de Búfala Crema superou as expectativas deste pequeno produtor artesanal brasileiro e a marca atualmente produz outras opções de queijos de búfala, como os frescos, requeijão, bola e a Crema, queijo inspirado na burrata italiana e super cremoso, recheado com creme de leite de búfala.
Desde 2014, a marca também oferece várias versões curadas, as primeiras da categoria no Brasil , como o Vale do Ribeira, de massa crua, apertada e com um mofo regional na receita, que é oferecido com maturação de pelo menos 90 dias, levemente picante, e o Ambrósio, também de massa crua, lavado em aguardente com mel e selado em cera de abelha.
Para conhecer todos os produtos da Santa Helena, clique aqui.
Gustavo Bertola (comprador verificado) –