Queijo Sinueiro Jovem – Bela Fazenda – 200g (aprox.)
R$62,50
Em estoque
Descrição do Produto
Conheça o Queijo Sinueiro
O queijo Sinueiro é inspirado no tradicional Cheddar Inglês, garantimos que você nunca experimentou nada igual.
De massa chederizada (esmigalhada) como o cheddar, ele possui a massa crua não cozida, com acidez notável, presente e muita untuosidade.
Na boca ele derrete lentamente enchendo o paladar de sabores que remetem ao leite da vaca Jersey e da maturação de 4 meses do queijo. Aliás, a sua maturação é feita com o queijo envolto em uma bandagem de tecido de algodão e banha de porco. A banha do porco tem o objetivo de impermeabilizar a massa do queijo durante este tempo mantendo sua umidade.
Sua textura é similar a manteiga, você até pode usar uma espátula para raspar o queijo e degustar como um creme.
A peça vem embalada à vácuo e pesa aproximadamente 200g.
Como consumir o queijo Sinueiro?
O queijo Sinueiro é um queijo versátil e pode ser consumido de diversas maneiras.
Pode ser utilizado em tábuas de queijos como petisco, em receitas e também como recheio em sanduíches, já que se derretimento o deixa cremoso igual um queijo cheddar.
Outra dica é harmonizar com nozes e outras sementes oleaginosas (que podem ser defumadas) que irão combinar com o sabor presente do queijo Sinueiro.
Para bebidas queijos similares ao cheddar combinam muito bem com cervejas, cidras e vinhos.
Para vinhos o ideal são os com taninos não tão presentes, por aqui gostamos muito de harmonizar o queijo com vinhos como o Cabernet Sauvignon e vinhos do Porto.
Já com cervejas a harmonização deve ser feita com as que tenham personalidade e sabor marcante, idealmente acima de 5% de grau alcoólico. Algo como uma Ale ou IPA irão aguçar o sabor do queijo em seu paladar.
Não deixe de conhecer nossa cervejas neste link aqui.
Quer um guia fácil de harmonização de queijos e vinhos? Acesse este link aqui.
Como armazenar o queijo Sinueiro?
O queijo Sinueiro deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.
O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.
A história do queijo Cheddar
O cheddar tem uma história longa que data do século 12 na comunidade de Somerset, na Inglaterra. Adivinha o nome da comunidade? Vila Cheddar!
A Vila Cheddar era uma pequena cidade com desfiladeiros e cavernas que eram utilizadas pelos fazendeiros para manter o leite em temperaturas frescas nos dias quentes. O mito por trás do nascimento do cheddar inglês é que uma leiteira esqueceu um pouco de leite nessas cavernas e quando retornou descobriu que o queijo havia endurecido, formando o primeiro cheddar da história.
Após certo tempo, os monarcas ingleses desenvolveram um gosto particular pelo queijo. O rei Henry II encomendou 4 toneladas deste queijo em 1170 e declarou o queijo o melhor do seu país.
No século 19, o queijo ganhou o mundo com o crescimento da Inglaterra e sua expansão colonial. Para se ter uma idéia a Inglaterra, já em 1790, importava o queijo Cheddar de suas colônias na América.
O tempo passa mas o Cheddar Inglês continua um clássico mundial e o queijo Sinueiro é inspirado nele! Venha conhecer!
Para saber mais sobre a história acesse este link aqui.
Onde é produzido o queijo Sinueiro?
A queijaria fundada em 2017 por Carolina Vilhena, veterinária de formação que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos, está localizada na cidade de Bofete, na região Oeste de São Paulo, a 198km da capital. Ávida pesquisadora, a queijeira trabalha com leite de vacas Jersey da sua própria criação e fabrica queijos de leite cru fermentados com kefir.
A Bela Fazenda é um sonho realizado pela Carolina que, após se formar, não aguentava mais as saudades da vida da fazenda. Em 2015, após uma viagem para Itália, decidiu dar o primeiro passo em rumo ao seu projeto, concluindo diversos cursos e imersões em grandes produtores do mundo. Em 2017, iniciou a produção na fazenda Supresa na cidade de Bofete.
O mundo agora é pequeno para a Bela Fazenda, que agora já é consagrada como um dos maiores e melhores produtores de queijos artesanais do Brasil.
Ana T. (comprador verificado) –
Gostei da sabor. Muito bom
Alexandre Araujo (comprador verificado) –