Queijo Soberano Jovem – Bela Fazenda – 200g (aprox.)
R$59,90
Em estoque
Descrição do Produto
Conheça o Queijo Soberano
O queijo Soberano é inspirado nos tradicionais queijos de montanha como o Gruyere ou o Ementhal. Ele é produzido pela Carol, produtora da Bela Fazenda, que é referência na produção de queijos artesanais no Brasil.
Ele possui massa semi-cozida, elástica e suave quando jovem.
Seu sabor na boca se transforma conforme você mastiga, ele se modifica em uma massa uniforme com sabor levemente adocicado e com notas de amêndoas. Ele é uma ótima opção para ser derretido em racletes já fica com o aspecto “puxa-puxa”.
Ele é feito com leite de vacas Jersey da própria Bela Fazenda, que são alimentadas apenas com feno e pasto naturais (nada de silagem!).
O queijo Soberano pode vir com olhaduras (furinhos) ou não na massa, que passa por uma maturação aproximada de 2 meses.
Vem em peças embaladas à vácuo com cerca de 200g cada.
Como consumir o queijo Soberano?
O queijo Soberano é o clássico queijo da montanha.
De massa macia e suave, ele fica muito saboroso em tábuas de aperitivos e em saladas com nozes.
Além disso, nós indicamos o uso dele em racletes já que o seu derretimento beira a perfeição. Ao derreter ele fica com a textura “puxa-puxa” e no frio fica uma delícia, vale a pena experimentar!
Este tipo de queijo fica muito bom também com frutas, bolachas, pão e mostarda que irão harmonizar com o sabor amendoado do queijo.
Para harmonização com vinhos indicamos vinhos brancos como Chardonnay, Sauvignon Blanc e até um belo espumante com pouca acidez. Para vinhos tintos priorize vinhos das uvas Pinot Noir e Merlot.
Já para cervejas, o queijo Soberano combina com as que tenham sabor de nozes, caramelo como os estilos Brown Ales e Amber Ales. Outra indicação é consumir o queijo com Pilsners mais elaboradas.
Não deixe de conhecer nossa cervejas neste link aqui.
Quer um guia fácil de harmonização de queijos e vinhos? Acesse este link aqui.
Como armazenar o queijo Soberano?
O queijo Soberano deve ser conservado sob refrigeração e sempre bem embalado.
O ideal é embalar em papel filme plástico tentando retirar o máximo de ar de dentro para que o queijo dure o máximo possível e você possa aproveitar ele com seus convidados, família e amigos.
A história do queijo Gruyere
A região de Gruyere vem produzindo o queijo que contém o seu nome desde o século 12. Utilizando o excesso de leite que suas vacas produziam para eventualmente vender o queijo para regiões da França e Itália.
Será o Gruyere um queijo suíço? Ou será francês? Ou austríaco? Apesar da região de Gruyere ser localizada na Suíça esta questão já foi tão disputado que houve até uma guerra. A Guerra do Gruyere aconteceu quando os queijeiros da França e Suíça disputaram a denominação de origem do queijo durante 3 anos. O debate só terminou quando a União Europeia entrou na disputa e votou a favor da Suíça.
Uma das grandes controvérsias sobre o queijo é a presença de olhaduras ou não, o Suíço não tem e o Francês tem.
De sabor levemente adocicado, amendoado, de massa macia e flexível, o Gruyere ganhou o mundo.
O queijo Soberano é inspirado neste queijo maravilhoso, não deixe de experimentar!
Para saber mais sobre a história acesse este link aqui.
Onde é produzido o queijo Soberano?
A queijaria fundada em 2017 por Carolina Vilhena, veterinária de formação que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos, está localizada na cidade de Bofete, na região Oeste do Estado, a 198km da capital. Ávida pesquisadora, a queijeira trabalha com leite de vacas Jersey da sua própria criação e fabrica queijos de leite cru fermentados com kefir.
A Bela Fazenda é um sonho realizado pela Carolina que após se formar não aguentava mais as saudades da vida da fazenda. Em 2015, após uma viagem para Itália, decidiu dar o primeiro passo em rumo ao seu projeto, concluindo diversos cursos e imersões em grandes produtores. Em 2017 iniciou a produção na fazenda Supresa na cidade de Bofete, no interior de São Paulo.
O mundo agora é pequeno para a Bela Fazenda, que agora já está consagrada como um dos maiores produtores de queijos artesanais do Brasil.
André B. (comprador verificado) –
Sabor único, gostei bastante!
Alexandre (comprador verificado) –
Muito bom
Alexandre Araujo (comprador verificado) –
Marcos Ferreira (comprador verificado) –
Edson Ricciardi (comprador verificado) –
não comi ainda