Picles
Picles são alimentos, como pepinos, conservados em vinagre, sal e especiarias, resultando em um sabor agridoce e crocante devido à fermentação ou imersão.
Exibindo todos 11 resultados
-
Relish de Alho Defumado – Troppo! – 210g
-
Picles de Pepino Cornichon- Jais Handmade – 500g
-
Relish de Cebola Roxa – Troppo! – 310g
-
Picles de Cenoura- Jais Handmade – 320g
-
Picles de Quiabo – Jais Handmade – 320g
-
Picles de Pepino Japonês – Jais Handmade – 500g
-
Picles de Beterraba – Jais Handmade – 320g
-
Relish de Pepino – Troppo! – 310g
-
Picles de Maxixe – Troppo! – 580g
-
Picles de Jalapeño com Mel – Jais Handmade – 320g
-
Picles de Cebola Roxa com Mostarda – Troppo! – 580g
Perguntas e respostas sobre Picles
O QUE É PICLES?
O Picles é um alimento que passa por um processo de preservação que tem como objetivo estender sua validade. Este processo é realizado pela fermentação anaeróbica quando o alimento é imerso em vinagre ou salmoura.
No processo de criação dos picles sua textura e sabor são alterados. Além do clássico picles de pepino, muitos outros vegetais, frutas, carnes, peixes e até ovos podem passar pelo processo.
COMO O PICLES FOI INVENTADO?
A história do Picles começa há mais de 4.000 anos, quando os mesopotâmios começaram a mergulhar e conservar pepinos em uma solução ácida chamada de salmoura. O objetivo era conservar os alimentos por períodos mais longos e garantir a sustentabilidade alimentar do povo.
Desde então, os picles são conhecidos por diversas culturas no mundo por seus benefícios à saúde, sabor delicioso e textura crocante. Diz a lenda que os picles foram trazidos pela primeira vez as Américas pelo desbravador Cristóvão Colombo que, como vários outros exploradores, amava viajar com picles em conserva pela sua resistência a longas viagens marítimas.
COMO FAZER PICLES?
Para fazer picles é necessário utilizar uma solução com alto nível de acidez (PH de 4,6 ou menos) e bastante sal, isso irá prevenir a multiplicação de micro organismos preservando o alimentos por meses. Podem ser ainda adicionadas ervas e pimentas aromáticas na solução, como sementes de mostarda, alho, cravo e muitos outros.
Existem alguns casos em que os alimentos que já contem humidade suficiente podem ser transformados em picles apenas pela adição de sal seco, como por exemplo o típico Kimchi (conserva coreana).
COMO FAZER PICLES DE PEPINO?
- Passo 1: Corte seus pepinos como desejar.
- Passo 2: Misture e faça sua salmoura com os ingredientes que você escolheu, juntando a água, vinagre e os temperos.
- Passo 3: Guarde os pepinos em uma jarra, adicione as ervas e alho, e jogue sua salmoura por cima.
- Passo 4: Refrigere até que os picles fiquem com o gosto que deseja.
Dai depois é só correr pro abraço e apresentar sua nova receita de picles para a família inteira!
Neste vídeo você verá a receita de picles completa.
QUAL O SABOR DE PICLES?
O Picles, independente do ingrediente principal utilizado, é uma delícia de snack que pode ser usado para dar mais sabor e textura em qualquer refeição do seu dia.
O sabor de picles pode e deve variar de acordo com sua receita, ingredientes utilizados, tipo de salmoura, tipo de conserva e muitos outros fatores.
Nossa sugestão? Experimente todos!
DO QUE É FEITO O PICLES?
O Picles pode ser feito com praticamente todo tipo de fruta ou vegetal, podendo ser feito até carnes, peixes e até ovos.
Quando pensamos em picles, a primeira ideia é que ele seja o clássico sabor de pepino, porém se engana quem acha que este é o único sabor. Existem diversos sabores, sendo um dos mais famosos o picles de cebola roxa, muito utilizado na culinária alemã.
COMO USAR O PICLES?
O Picles pode ser utilizado em praticamente toda receita, sua textura e sabores irão trazer uma riqueza ao alimento.
O jeito mais conhecido (e um dos melhores) de utilizar o picles é como parte do recheio de hambúrgueres, cachorros-quentes e sanduíches em geral. A acidez do picles irão ajudar a quebrar a gordura das carnes de cada um destes lanches, trazendo um equilíbrio e harmonia incrível ao seu paladar.
QUAL PAÍS COME MAIS PICLES?
Acredita-se que a Índia seja o país que mais consuma picles no mundo. O picles indiano, conhecido por Achar, é parte da cultura do país por mais de 4.000 anos e até existem indícios que a própria técnica de criação do picles tenha se originado por lá.
O picles é servido em praticamente todas as refeições na Índia, pois acredita-se que ele ajuda na digestão e também alivia um pouco a quantidade imensa de pimenta utilizada nas comidas por lá.
COMER PICLES É SAUDÁVEL?
Os picles fermentados são cheios de boas bactérias chamadas de probióticos, que são importantes para sua saúde intestinal. Outro ponto importante, é que a técnica de conservação dos picles mantém grande parte dos nutrientes do alimento utilizado em sua produção, por esta razão os picles de pepino, por exemplo, são cheios de antioxidantes, beta caroteno e vitaminas comuns ao pepino.
Mesmo com todos estes benefícios, não é ideal comer picles todos os dias da sua semana, isso se dá pela razão dele ser cheio em sódio e pode aumentar a retenção de água no seu corpo, causando também hipertensão.
QUAIS OS 3 DIFERENTES TIPOS DE PICLES?
Sim! O Picles pode ser feito de 3 maneiras diferentes: refrigerado, embalado fresco ou processado. Os 3 tipos atingem o mesmo objetivo, mas utilizando técnicas distintas.
ONDE COMPRAR PICLES?
Aqui na A Casa do Produtor você encontra os melhores produtores de picles do Brasil. Nós somos a maior plataforma de produtos artesanais do país, com mais de 40 produtores exclusivos e 300 produtos artesanais de 16 categorias diferentes.
Você vai encontrar os melhores queijos, charcutaria, conservas, vinhos, cervejas, azeites e muito mais aqui na A Casa do Produtor.